Pergunta 1
A teoria funcionalista surgiu no século XX como sucessora do evolucionismo, respondendo, em parte, às críticas que surgiam em relação ao eurocentrismo e ao etnocentrismo. De acordo com a concepção funcionalista:Resposta Selecionada: b.Cada sociedade deve ser estudada como um organismo constituído por partes interdependentes e complementares, cuja função é satisfazer as necessidades essenciais dos seus integrantes.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: resposta correta – “b” (cada sociedade deve ser estudada como um organismo constituído por partes interdependentes e complementares, cuja função é satisfazer as necessidades essenciais dos seus integrantes). O grande idealizador do funcionalismo foi Malinowski, que organizou e sintetizou uma visão integrada e totalizante do modo de vida de um povo não europeu.Pergunta 2
Assinale a alternativa que contém informações que não correspondem à ciência antropológica:Resposta Selecionada: c.A pesquisa de campo é realizada desde sua origem.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: resposta correta – “c” (a pesquisa de campo é realizada desde sua origem). A pesquisa de campo foi idealizada pela escola funcionalista no século XX. Malinowski organizou e sintetizou uma visão integrada e totalizante do modo de vida de um povo não europeu.Pergunta 3
Assinale a alternativa que corresponde às características do evolucionismo social ou darwinismo social:I- Considera a evolução das sociedades.II- Divide as sociedades em evoluídas e primitivas.III- Passou a ter como referência de avanço as sociedades europeias.IV- Foi responsável pela visão etnocêntrica do mundo.Resposta Selecionada: d.Todas as afirmações estão corretas.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: resposta correta – “d” (todas as afirmações estão corretas). A principal característica da teoria evolucionista foi considerar as sociedades primitivas como sociedades em estágio inferior ao desenvolvimento alcançado pelas sociedades ditas civilizadas. Para os defensores desta teoria, as condições materiais e culturais das sociedades humanas passariam, necessariamente, das etapas primitivas à civilização.Pergunta 4
Na chamada “antropologia de gabinete”, os antropólogos ficavam em suas salas elaborando as teorias. Essas teorias utilizavam como referências:Resposta Selecionada: e.Os relatos dos viajantes, comerciantes, religiosos, militares, exploradores, administradores da colônia etc.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: resposta correta – “e” (os relatos dos viajantes, comerciantes, religiosos, militares, exploradores, administradores da colônia etc.). A ciência desse contexto é denominada de “antropologia de gabinete”, já que os antropólogos ficavam em suas salas elaborando as teorias a partir dos relatos dos viajantes, comerciantes, religiosos, militares, exploradores, administradores da colônia etc. Assim, sua produção estava centrada nas descrições dos locais e dos povos que os habitavam, mostrando o quanto esses eram diferentes dos europeus.Pergunta 5
Na década de 1980, surge a antropologia pós-moderna ou crítica, a qual busca:Resposta Selecionada: d.Alterar a maneira de fazer a observação participante.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: resposta correta – “d” (alterar a maneira de fazer a observação participante). A antropologia pós-moderna ou crítica, surgida na década de 1980, busca politizar a relação entre o observador e o observado, bem como a crítica dos paradigmas (modelos) teóricos. A crítica elaborada por essa antropologia está na forma como os antropólogos aparecem em suas pesquisas, e a sua relação com aqueles que são observados.Pergunta 6
Na linha da antropologia --------------- , Clifford Geertz sustenta que o conceito de cultura é semiótico, isto é, o homem vive em um emaranhado de significados que ele mesmo criou. Assinale a alternativa que completa a afirmação:Resposta Selecionada: b.Interpretativa.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: resposta correta – “b” (interpretativa). Geertz sustenta que o conceito de cultura é semiótico, isto é, o homem vive em um emaranhado de significados que ele mesmo criou. Desta forma, a análise do emaranhado deve ser realizada pela ciência antropologia, isto é, uma ciência interpretativa que busca os significados e não uma ciência experimental, ou seja, que tem como objetivo buscar leis gerais.Pergunta 7
O comportamento dos indivíduos depende muito mais de um aprendizado que se adquire durante o convívio social. Essa afirmação corresponde ao conceito denominado:Resposta Selecionada: c.Endoculturação.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: resposta correta – “c” (endoculturação). Por essa concepção, o homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquirida pelas numerosas gerações que o antecederam.Pergunta 8
Os estudos funcionalistas trouxeram como principal contribuição:Resposta Selecionada: e.A concepção de que as sociedades não europeias passassem a ser compreendidas dentro de suas especificidades.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: resposta correta – “e” (a concepção de que as sociedades não europeias passassem a ser compreendidas dentro de suas especificidades), pois as sociedades tribais africanas, australianas e asiáticas passaram a ser entendidas a partir de sua função social.Pergunta 9
Para alguns cientistas do passado, era comum buscar explicações sobre as diferenças de comportamento entre os homens usando como referência as variações dos ambientes físicos. Essas teorias ficaram conhecidas como:Resposta Selecionada: a.Determinismo geográfico.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: resposta correta – “a” (determinismo geográfico). Essa teoria era defendida pelos estudiosos que acreditavam que as diferenças de comportamento entre os homens poderiam ser explicadas a partir das diversidades geográficas.Pergunta 10
“Essa área da antropologia abrange tudo que diz respeito a uma sociedade: seus modos de produção econômica, suas técnicas, sua organização política e jurídica, seus sistemas de parentesco, seus sistemas de conhecimento, suas crenças religiosas, sua língua, sua psicologia, suas criações artísticas.” A afirmação refere-se à:Resposta Selecionada: d.Etnologia.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: resposta correta – “d” (etnologia). A afirmação refere-se à etnologia ou antropologia social e cultural.
Domingo, 17 de Setembro de 2017 15h23min10s BRT
No hay comentarios:
Publicar un comentario