jueves, 24 de mayo de 2018

Fundamentos da Sociologia da Educação/QUESTIONÁRIO UNIDADE IV

1

  • Correta
     
    (SEE/SE: 2013) “Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade” – Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998.

     
    Assinale a alternativa em desacordo com a proposta.
    Resposta Selecionada:
    Corretae.
    O acobertamento é a postura mais correta: fazendo de conta que um problema não existe, tem-se a expectativa de que ele deixe, de fato, de existir.
    Respostas:
    a. 
    b.
    c.
    d.
    Corretae.
    Feedback da resposta:
    Justificativa: A questão pede para assinalar a resposta que se encontra em desacordo com a proposta dos PCNs. Deste modo, não se deve ignorar as diferenças culturais, e sim estabelecer relação de respeito por estas diferenças.
  • Pergunta 2

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    (ENADE: 2008) Estudos demográficos demonstraram as disparidades raciais quanto às probabilidades de superar o primeiro ano de vida e à esperança de vida ao nascer. As pesquisas sobre educação indicam que crianças não brancas completam menos anos de estudo do que as brancas, mesmo quando se consideram crianças da mesma origem social ou renda familiar per capita. As disparidades de acesso, permanência e finalização do ensino médio e superior são ainda mais acentuadas. A desigualdade educacional entre brancos e não brancos irá se refletir posteriormente em padrões diferenciados de inserção desses grupos de cor na estrutura ocupacional. Pretos e pardos estão expostos a diversas práticas discriminatórias no mercado de trabalho. Esses padrões diferenciados de participação de grupos de cor no mercado de trabalho traduzem-se em uma valorização altamente desigual do trabalho desses grupos: a renda média do trabalho de pretos e pardos é pouco menos da metade da dos brancos.
    Entrevista com Carlos Hasenbalg. In: Tempo Social.
    n.2, 2006, v.18, p.259-286 (com adaptações).

     

     
    A partir da análise do texto acima, qual das seguintes afirmativas apresenta uma conclusão correta a respeito do assunto abordado?
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Os brasileiros não brancos estão expostos a desvantagens cumulativas ao longo das fases dos ciclos de vida
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c.
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: O texto indica que os negros possuem um conjunto de desvantagens na participação social que os conduz aos estratos mais empobrecido s da população do pais.
  • Pergunta 3

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    (Pref. Municipal São José/SC: 2009 – com adaptações) Assinale a alternativa correta sobre complexidade e diferenciação entre homens e mulheres, negros e brancos, nativos e estrangeiros, citadinos e campesinos, orientais e ocidentais.
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Quanto mais a sociedade se massifica, mais os grupos sociais buscam sua originalidade.
    Respostas:
    a.
    b.
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: Na medida em que a sociedade adquire mais complexidade, amplia a reflexão sobre as formas de reprodução das desigualdades, aumenta a tendência dos grupos buscarem a afirmação de suas diferenças. Essa tendência se expressa nos movimentos sociais que reivindicam a afirmação de identidades específicas na sociedade global.
  • Pergunta 4

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    (Pref. Municipal de Belém/PA: 2012) Analise as alternativas que se referem aos estudos sobre gênero inserido no campo das ciências sociais e assinale a alternativa incorreta.
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
    Os estudos feministas foram os que inicialmente tinham a intenção de naturalizar as condições das mulheres na sociedade, construir a ideia de que tudo aquilo que se refere à mulher está na sua natureza feminina, ou seja, sustentaram a ideia de que determinadas características são da essência feminina.
    Respostas:
    a.
    Corretab.
    c.
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
    Justificativa: A questão pede para assinalar a alternativa incorreta. Os estudos feministas não têm intenção de naturalizar as diferenças, e sim mostrar que elas são socialmente constituídas.
  • Pergunta 5

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    (Pref. Municipal de Belém/PA: 2012) Sobre as relações de poder na sociedade capitalista, leia as afirmativas seguintes e assinale a alternativa correta.
    I. Para Michel Foucault, todas as instituições procuram disciplinar os indivíduos desde que nascem. Assim acontece na família, na escola, nos quartéis, nos hospitais, nas prisões.
    II. Na sociedade disciplinar, a fábrica, por exemplo, é um espaço fixo e confinado no qual se produzem bens. O indivíduo passa de um espaço para outro e não para de recomeçar, pois em cada instituição deve aprender alguma coisa, principalmente a disciplina específica do lugar.
    III. Para Weber, o Estado é uma relação de homens dominando homens mediante a violência considerada legítima e, para que essa relação exista, é necessário que os dominados obedeçam à autoridade.
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Somente I e III estão corretas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: Somente a afirmativa II está incorreta, pois, segundo a análise de Foucault, as instituições sociais seguem o mesmo modelo de dominação, pela forma como organizam seus espaços.
  • Pergunta 6

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    (SEDUC/RJ: 2011) O surgimento da teoria crítica no segundo quarto do século XX representou, de certo modo, uma quebra de paradigma na forma de fazer ciência. Theodor Adorno e Walter Benjamin tiveram participação destacada na construção dessa proposta. Esse movimento ficou conhecido como:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Escola de Frankfurt.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: A teoria crítica desenvolvida na Alemanha, no Instituto de Pesquisa Social, por Adorno, Korkheimer, Walter Benjamin e Habermas é conhecida como a Escola de Frankfurt. 

     
  • Pergunta 7

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    (SEE/GO: 2009 – com adaptações) O multiculturalismo constitui hoje preocupação significativa dos pesquisadores brasileiros. Há uma pluralidade de interpretações do fenômeno multicultural e inúmeras e diversificadas são as concepções do fenômeno. No âmbito da educação, o multiculturalismo corresponde à:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    à identificação das diferenças e ao estímulo ao respeito, à tolerância e à convivência com estas diferenças.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: A possibilidade de implantação do multiculturalismo na educação se volta para a formação de indivíduos capazes de identificar as diferenças e estimular o respeito e a tolerância com as diferenças.
  • Pergunta 8

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    (SESI/DF: 2012) Sobre a globalização e a questão da diversidade cultural, marque V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que representa a sequência correta.
    ( ) A chamada globalização tem por principal característica a tolerância entre as culturas de vários territórios do planeta – objetivo atingido na prática.
    ( ) Conflito envolvendo “limpezas étnicas” e as conflituosas relações entre algumas nações ocidentais e países islâmicos representam alguns dos maiores obstáculos ao multiculturalismo.
    ( ) A Coreia do Sul é um dos países mais abertos em relação ao multiculturalismo e à pluralidade étnica.
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    F, V, F.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: Somente a segunda afirmativa está correta, pois, no sistema global, os conflitos étnicos continuam existindo e demonstram a dificuldade de implantação de práticas multiculturais.
  • Pergunta 9

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    (UFAP) O movimento multiculturalismo implica:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    lutas coletivas (grupos) por reconhecimento das suas diferenças e políticas afirmativas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: O multiculturalismo se fundamenta na luta coletiva pelo reconhecimento social das diferenças de identidade e pela inclusão de políticas afirmativas na pauta política.
  • Pergunta 10

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    (Vunesp: 2013) A existência de direitos formais para todos os cidadãos e a ausência de discriminação racial institucionalizada ofuscou a percepção da desigualdade racial no Brasil. Quais são os indicadores sociais que, atualmente, revelam esse tipo de desigualdade no país?
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    Desigualdade de acesso e permanecia no sistema escolar entre brancos e negros e a seletividade do mercado de trabalho
    Respostas:
    Corretaa.
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: Todos os levantamentos realizados no país, segundo IBGE, IPEA, entre outros, indicam que a população negra possui maior dificuldade de acessar e permanecer no sistema escolar em virtude da própria cultura pautada no eurocentrismo. Além disso, os negros constituem a maior parcela dos cidadãos sem acesso ao emprego formal no país.
Quinta-feira, 24 de Maio de 2018 16h27min18s BRT

No hay comentarios:

Publicar un comentario