Pergunta 1
(ENADE-2005) Entre os clássicos das ciências sociais, Émile Durkheim trata da educação em uma perspectiva sociológica. No seu livro “Educação e Sociologia”, ele desenvolve teses que marcaram as reflexões das ciências sociais sobre o tema. Segundo Durkheim:
I. A educação indica o efeito da ação do indivíduo sobre a sociedade.
II. Cada sociedade, considerada em momento determinado de seu desenvolvimento, possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo, geralmente, irresistível.
III. Historicamente, os sistemas de educação, dada a maneira pela qual se formaram e se desenvolveram, dependem da religião, da organização política, do grau de desenvolvimento das ciências, do estágio das indústrias.
IV. Todas as sociedades tiveram sempre e para qualquer idade uma educação igualitária e homogênea.
V. Entre os ideais da educação, está o de suscitar nas crianças certos estados físicos e mentais que poderiam ser considerados indispensáveis a todos os membros da sociedade.
Estão certos apenas os itens:Resposta Selecionada: d.II, III e VRespostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: D
Comentário: para Émile Durkheim, a educação indica o efeito da sociedade sobre o indivíduo, ao contrário do que afirma o item I. O item IV também está errado, pois todas as sociedades tiveram sempre uma educação diferenciada entre os seus membros. A educação varia de acordo com o nível social do indivíduo.Pergunta 2
(SE-DF-2010) É correto afirmar que, em uma perspectiva marxista:Resposta Selecionada: c.O Estado é o representante dos interesses da classe dominante, logo, é incapaz de representar os interesses de toda a sociedade.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Pergunta 3
(SE-DF-2010) “A sociologia compreensiva volta-se para o estudo de elementos importantes da escola como o exame, a especialização e o diploma. As instituições educacionais [...] são dominadas e influenciadas pela necessidade do tipo de educação que produz um sistema de exames especiais e a especialização que é, cada vez mais, indispensável à burocracia moderna.”
Essas ideias são de:Resposta Selecionada: c.Max Weber.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: C
Comentário: de acordo com o que vimos nesta unidade; para Max Weber, a crescente burocratização da sociedade pode atingir o sistema escolar, que passa a atuar mais como agência de emissão de certificações do que em espaço de produção do conhecimento.Pergunta 4
(SE-DF-2010) “O problema central da nossa sociedade é a falta de moral. Antigamente não existia isso porque havia moral na sociedade. Sou pobre, mas tenho moral, e por isso minha família foi pra frente. Por exemplo, minha filha estudou muito, e hoje é uma advogada; meus outros quatro filhos trabalham e ganham bem. Por que outras famílias não fazem o mesmo? Hoje tem escola para todos e a escola dá chances iguais a todos que querem estudar.”
Essas ideias encontram alguns elementos da teoria:Resposta Selecionada: a.Funcionalista.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: A
Comentário: a perspectiva funcionalista concebe que cada instituição deve cumprir o seu papel na integralização do social. A função social da escola nesta perspectiva é atuar como equalizador social, que torna todos os indivíduos iguais em termos de conhecimento para competir na vida coletiva.Pergunta 5
(SE-DF-2010) A sociologia era a ciência que contribuiria para levar a sociedade capitalista à perfeição. Essa é uma ideia de:Resposta Selecionada: d.Émile Durkheim.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: D
Comentário: de acordo com o pensamento de Émile Durkheim, o papel da sociologia seria conduzir a sociedade a um modelo de perfeição a partir da compreensão objetiva dos problemas sociais.Pergunta 6
(SEE-MA 2009-FCC) A educação na perspectiva funcionalista pretende:Resposta Selecionada: a.Evitar a contradição existente entre os interesses pessoais e os sociais.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: A
Comentário: sobre a perspectiva funcionalista de Augusto Comte e Durkheim, a educação deve evitar a contradição entre os interesses pessoais e os sociais, deve formar o indivíduo para atender aos interesses sociais.Pergunta 7
(SEE-MA-2009-FCC) A busca de objetividade do conhecimento e a valorização do método adequado de análise da realidade marcaram fortemente o desenvolvimento da ciência na modernidade. A ciência moderna fundamenta-se na:
I – Distinção entre sujeito e objeto e na independência dos fenômenos em relação ao sujeito do conhecimento.
II – Afirmação de um método compreendido como um conjunto de normas, regras e procedimentos gerais.
III – Busca de estabelecer as leis gerais do fenômeno, isto é, de regularidades e constâncias universais e necessárias.
Está correto o que se afirma em:Resposta Selecionada: e.I, II e IIIRespostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: E
Comentário: todas as alternativas estão corretas, pois o método científico é o mesmo empregado por todas as áreas do conhecimento.Pergunta 8
(SEE-MA-2009-FCC) No final do século XIX surgiu uma nova ciência preocupada em compreender as questões sociais que abalavam a Europa da Revolução Industrial e os fenômenos provocados pela Revolução Francesa. Essa nova ciência, denominada sociologia, fundou, na sua origem, três correntes que se desenvolveram ao longo do século XX, voltadas para a compreensão e a explicação da sociedade.
Levando em conta as três correntes sociológicas, é incorreto afirmar que:Resposta Selecionada: d.A questão da objetividade do conhecimento foi abandonada pelos pesquisadores no século XX, devido às contradições e às controvérsias dos clássicos do pensamento social.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: D
Comentário: é incorreto afirmar que as ciências sociais abandonaram a busca da objetividade do conhecimento, pois a própria complexidade social conduz o pesquisador a buscar o conhecimento objetivo que não reproduza ideologias.Pergunta 9
(SEE-MA-2009-FCC) Para Franz Kafka, as “cadeias da humanidade torturada são feitas de papel de escritório”. (KAFKA, Franz. O processo. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 p. 13)
Para Max Weber, a “burocracia é uma jaula de ferro”.
A partir desses dois autores, é possível afirmar que a burocracia é:
I – Opressora dos indivíduos.
II – Libertadora dos indivíduos.
III – Uma das estruturas sociais mais difíceis de destruir.
Está correto o que se afirma em:Resposta Selecionada: a.IRespostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: A
Comentário: a leitura correta dos textos indica que a burocracia é opressora dos indivíduos. Não possui caráter libertador. Observe que nenhum dos dois autores trata da dificuldade de destruir a burocracia, o que torna o item III incorreto.Pergunta 10
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade. Com relação à Teoria da Burocracia, assinale a alternativaincorreta.Resposta Selecionada: b.A profissão de funcionário de tipo burocrático supõe um emprego temporário e uma carreira irregular.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: B
Comentário: a estrutura burocrática das sociedades modernas está calcada no emprego fixo e constante, particularmente no setor público. Nem por isso é possível acreditar que o sistema burocrático existe apenas o serviço público, ele está presente também nas empresas privadas.
Sábado, 19 de Maio de 2018 14h39min22s BRT
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