miércoles, 23 de mayo de 2018

Fundamentos da Sociologia da Educação/QUESTIONÁRIO UNIDADE III



  • Correta
    “A escola [...] nos ensina determinados ‘savoir-faire’, mas segundo formas que garantam o submissão à ideologia dominante, ou sua ‘prática’”.(ALTHUSSER, L. Sobre a Reprodução. Petrópolis: Vozes. 1999 p.76) 
    De acordo com o trecho acima, podemos afirmar que:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    a escola é o aparelho social responsável pela reprodução ideológica da dominação de classe.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: Louis Althusser, como teórico do reprodutivismo, concebe a escola como uma instituição social responsável pela reprodução ideológica da dominação de classe.
  • Pergunta 2

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    “As crianças oriundas dos meios mais favorecidos não devem ao seu meio somente os hábitos e treinamentos diretamente utilizáveis nas tarefas escolares, e a vantagem mais importante não é aquela que retiram da ajuda direta que seus pais podem lhe dar. Elas herdam também saberes [...] gostos e um ‘bom gosto’, cuja rentabilidade escolar é tanto maior quanto mais frequentemente esses imponderáveis de atitude são atribuídos ao dom.” (BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998 p.45) 
    Bourdieu explica, no trecho acima, que:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    as crianças das famílias socialmente privilegiadas herdam um capital cultural que favorece o seu desempenho escolar.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: A posse de um “capital cultural” conduz os estudantes das famílias socialmente privilegiadas a terem um melhor desempenho escolar.
  • Pergunta 3

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
     
    Entre as teorias que consideram a escola espaço de reprodução das estruturas sociais, um marco fundamental é o trabalho desenvolvido por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron na obra A reprodução.
    Assinale a alternativa que apresenta as principais ideias desses autores.
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    A escola contribui para a reprodução da sociedade capitalista, ao transmitir, por meio das matérias escolares, as ideias que nos fazem ver os arranjos sociais existentes como bons e desejáveis.
    Respostas:
    Corretaa.
    b.
    c.
    d.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: Pierre Bourdieu e Claude Passeron expressam as teorias reprodutivistas na área da educação e concebem que a escola é uma instituição que reproduz a desigualdade social, pois o conhecimento que transmite contribui para a manutenção da estrutura social.
  • Pergunta 4

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    ( SEDUC/PI) A educação como técnica social é discutida na sociologia educacional. Em uma análise sociológica, a continuidade do nosso sistema civilizatório depende, em larga medida, das influências específicas da escola. As funções socializadoras por ela realizadas no presente em conjunção com aquelas que deverá desempenhar na ordem social planificada foram abordadas pelo sociólogo que enfrentou a relação entre educação e planejamento. Ele também focalizou o problema sociológico das gerações e a ligação entre conhecimento e sociedade. O enunciado da questão refere-se corretamente a:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Karl Mannheim.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     
    Justificativa: Karl Mannheim considerava a educação como técnica de reprodução social e instituição responsável por socialização que deve contribuir para a formação de uma sociedade democrática.
  • Pergunta 5

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    (SEDUC/PA com adaptações) Em suas obras, Pierre Bourdieu recebe influência das concepções:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    funcionalista e marxista.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: Pierre Bourdieu foi um dos mais importantes sociólogos do século XX e sua análise foi fortemente influenciada pela obra de Émile Durkheim (funcionalismo) e marxismo.
  • Pergunta 6

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    (VUNESP: 2012) Para entender o papel da escolarização na reprodução da desigualdades sociais, Bourdieu examinou os mecanismos de reprodução cultural, que se manifestam como: 
    I- Limites estruturais das políticas de universalização da educação básica, que não garantem aos setores mais pobres da população acesso à escola.
    II- Facilidades de adaptação ao meio escolar de estudantes que já adquiriam capital cultural prévio em sua família e por meio de redes sociais.
    III- Ausência de um capital cultural prévio, que conduz os jovens da classe trabalhadora a se considerarem intelectualmente inferiores e se culparem pelo seu próprio fracasso escolar.
    IV- Expansão da educação privada, que tem colocado a educação como bem acessível somente para aqueles que podem pagar.
     
    Está correto apenas o que se afirma em:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    II e III.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: De acordo com Bourdieu e Passeron, os mecanismos de reprodução cultural presentes na escola se manifestam na maior facilidade de adaptação ao meio escolar de estudantes, que trazem maior bagagem cultural do seu ambiente familiar e conduz os estudantes que não portam este capital prévio a se considerarem suficientemente competentes.
  • Pergunta 7

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    (VUNESP: 2013) O sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) defendia que os indivíduos se diferenciavam dos outros cada vez mais com base no capital cultural, que é identificado com:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    a educação, o tipo de consumo e o estilo de vida
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: O capital cultural de um indivíduo é formado pelo seu nível educacional, o tipo de consumo e os estilos de vida que possui.
  • Pergunta 8

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    A escola, quando considerada como um dos aparelhos ideológicos do Estado, é responsável pelo(a):
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    manutenção e pela perpetuação das relações sociais.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: Para os reprodutivistas, a escola é uma instituição que atua para a manutenção das relações sociais existentes na sociedade e não para a sua transformação.
  • Pergunta 9

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Louis Althusser, ao discutir a reprodução da ideologia na sociedade, considera a escola como:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    responsável pela reprodução da ideologia dominante entre os membros da sociedade capitalista.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
     
    Justificativa: Louis Althusser, como teórico do reprodutivismo, concebe a escola como uma instituição social responsável pela reprodução ideológica da dominação de classe.
  • Pergunta 10

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    O conceito de ideologia, geralmente, definido como um sistema de ideias peculiares a determinado grupo e ligado aos interesses desse mesmo grupo, está presente no estudo de vários cientistas sociais. Sobre esta afirmação, seria correto afirmar que:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    este conceito nasce dos estudos desenvolvidos por Karl Marx no século XIX.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Justificativa: O conceito de ideologia foi desenvolvido inicialmente por Karl Marx e, posteriormente, utilizado por outros autores influenciados pelo pensamento de Karl Marx.
Quinta-feira, 24 de Maio de 2018 03h36min05s BRT

No hay comentarios:

Publicar un comentario