miércoles, 18 de octubre de 2017

Tópicos de Atuação Profissional - Sociologia/Questionário Unidade II (2017/2)

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Qual das proposições abaixo está equivocada em relação às implicações da tendência à autoformação continuada do professor de Sociologia?

    Resposta Selecionada:
    Corretae. 

    A tendência permite atingir um nível mais eficiente de adequação às demandas do mercado, diminuindo o desemprego.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:

    Resposta: E
    Comentário: a autoformação continuada não diminui o desemprego porque ela, por si, não cria empregos; dizer o contrário é cometer um equívoco; além disso, no caso do professor de Sociologia, seu projeto de formação continuada costuma ser uma faceta de suas opções como individualidade.
  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Como proceder à autoformação continuada no caso do professor de Sociologia?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 

    Desenvolvendo um projeto próprio de formação profissional.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:

    Resposta: D
    Comentário: a formação continuada do professor de Sociologia, em geral, corresponde a um desejo de avanço na carreira acadêmica ou de pesquisa. Por esse motivo, em geral, esse desejo vai se constituir em um projeto próprio de formação profissional.
  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Das modalidades de recursos disponíveis para a autoformação, qual costuma ser a escolhida pelos bacharéis em Sociologia que pretendem lecionar?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 

    Curso de Licenciatura.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:

    Resposta: C
    Comentário: a escolha pela Licenciatura é obrigatória, mas, em alguns casos, cursos de pós-graduação que oferecem determinada carga horária em matérias pedagógicas podem ser considerados, especialmente no caso do ensino superior.
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Como se tem dado a integração do professor de Sociologia do Ensino Médio na comunidade científica nacional e internacional?

    Resposta Selecionada:
    Corretae. 

    Participando das associações científicas representativas da categoria.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:

    Resposta: E
    Comentário: a prática mais frequente é a participação em associações científicas, tanto na área de Ciências Sociais, Sociologia, como em educação.
  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O professor de Sociologia no Ensino Médio pode ser um pesquisador?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 

    Sim, porque ele deve despertar uma postura investigativa em seus alunos.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:

    Resposta: D
    Comentário: sem dúvida que o interesse e a disposição para pesquisa constituem traços pessoais, desse modo, ser professor de Ensino Médio não constitui obstáculo para realização desse projeto, mesmo porque a própria situação docente pode criar condições favoráveis a isso.
  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Como se pode conceituar objeto de pesquisa?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 

    Um questionamento ou problematização sobre um aspecto da realidade.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:

    Resposta: C
    Comentário: nas Ciências Sociais é o sujeito quem constrói o objeto, simplesmente porque dele parte a problematização que dá origem ao objeto. Por isso objeto de pesquisa em Sociologia, quando situado é sempre um delineamento, um recorte, um interrogante, um vazio.
  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Cada objeto de pesquisa tem sua metodologia própria?
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 

    Não, a colocação do objeto, em geral, implica em uma opção de método.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:

    Resposta: B
    Comentário: ao se situar como objeto de pesquisa, determinado aspecto ou situação da realidade social já se tem uma dada perspectiva e abordagem, que está articulada a determinada opção de método. Portanto não é o objeto que impõe a metodologia, mas o modo como o pesquisador focaliza e constrói o objeto.
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Existe alguma relação entre a dimensão subjetiva do pesquisador e a objetividade científica da pesquisa?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 

    Ao propor a pesquisa já se instalou a dimensão subjetiva do pesquisador.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:

    Resposta: C
    Comentário: ao propor um objeto de pesquisa, uma problematização, o pesquisador já se fez presente no seu fazer de ciência. Essa presença, que afinal é sua engenhosidade, sua criatividade não pode ser confundida com perda de objetividade na condução da pesquisa.
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    De quais fontes o professor de Sociologia pode se valer para tornar mais acessível a discussão de alguns temas do programa?

    Resposta Selecionada:
    Corretae. 

    Sempre que possível valer-se de várias fontes, apontando as variações.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:

    Resposta: E
    Comentário: um mesmo tema pode ser apresentado a partir da observação do cotidiano, de filmes, leituras de jornais, de letras de música, documentos, enfim de várias fontes. Contudo cabe ao professor mostrar aos alunos as diferenças de tratamento, de posições políticas, valores diferenciados que podem estar presentes nos distintos tratamentos ao mesmo tema.
  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Na prática, o que significa “espírito crítico” no ensino de Sociologia?
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 

    Exame das relações sociais que constituem uma dada situação para além da aparência observável.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:

    Resposta: B
    Comentário: espírito crítico em Sociologia não é uma postura contestatória simplesmente, mas do exame detalhado das relações sociais que estão “por trás” da aparência dos fenômenos em foco. Isso significa buscar a trajetória que explica a emergência da situação em análise, assim como sua dispersão no tempo e no espaço.
Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017 11h33min00s BRST

3 comentarios: