Temas emergentes de Sociologia- Atividade TeleAula I (2017/2)
Pergunta 1
0 em 0 pontos
Em que consiste o Relatório Jacques Delors?
Resposta Selecionada:
c.
Comissão Internacional (UNESCO) sobre educação para o século XXI, coordenada por Jacques Delors.
Respostas:
a.
b.
c.
d.
e.
Feedback da resposta:
Resposta correta: C
Pergunta 2
0 em 0 pontos
O Relatório Jacques Delors apresenta uma nova proposta de educação para o século XXI, denominada educação ao longo de toda a vida, um projeto de educação para o mundo supostamente coerente com os desafios apresentados pela contemporaneidade. Assinale a alternativa que apresente a melhor síntese dessa proposta:
Resposta Selecionada:
b.
Esse novo conceito educacional traz consigo o embrião de uma sociedade educativa. O documento recomenda que se explore o potencial educativo dos meios de comunicação, da profissão, da cultura e do lazer; redefinindo os tempos e os espaços destinados à aprendizagem.
Respostas:
a.
b.
c.
d.
e.
Feedback da resposta:
Resposta correta: B
Pergunta 3
0 em 0 pontos
O que são “marcadores sociais da diferença”?
Resposta Selecionada:
a.
São responsáveis por explicar como a desigualdade é construída socialmente e hierarquizadas: raça, gênero e sexualidade.
Respostas:
a.
b.
c.
d.
e.
Feedback da resposta:
Resposta correta: A
Pergunta 4
0 em 0 pontos
Segundo Ricardo Antunes, no seu livro “Sentidos do Trabalho”, o mundo do trabalho viveu nos últimos anos transformações e metamorfoses, que levaram os países de capitalismo avançado a um processo franco de desindustrialização com repercussões nos países ditos periféricos, que levou a uma diminuição da classe trabalhadora industrial, desencadeando o que Antunes denominou de subproletarização do trabalho.
Assinale a alternativa que melhor caracterize a subproletarização:
Resposta Selecionada:
d.
Variações do trabalho informal: trabalho parcial, terceirizado, subcontratos, maioria vinculado ao setor de serviços, o que se configura como sendo um processo de heterogeneização, complexificação e fragmentação do trabalho.
No hay comentarios:
Publicar un comentario