Pergunta 1
A empregada doméstica Nana é uma das personagens do filme “101 dálmatas”, de Walt Disney e é igualada a animais quadrúpedes pelo narrador, o cão Pongo.I. O filme marca diferença entre as classes sociais.II. Dependendo da classe social à qual a personagem pertence, esta é inferiorizada ou superiorizada com relação às outras.III. Não há desigualdade social na história.Está correto o que se afirma em:Resposta Selecionada: b.Apenas I e II.Pergunta 2
As cores são um dos elementos básicos da linguagem visual. Além de colaborar com a luminosidade de um filme, as cores podem também assumir forças simbólicas. Em qual das cenas de filmes as cores simbolizam equilíbrio e vida?Resposta Selecionada: e..Pergunta 3
São vários os posicionamentos sobre cinema na escola, entre eles:I. “Uma característica do cinema é permitir uma pronta identificação com a plateia. É comum o estudante se projetar no papel dos personagens, o que deve ser aproveitado pelo professor para trabalhar comportamentos e paradigmas sociais com filmes”.Revista Nova Escola. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/cinema-escola-filmes-tecnologia-audiovisual-556044.shtml?page=3II. “O valor das imagens não se encontra na conformidade possível com uma pretensa realidade que elas espelham, mas, sim, no universo de significações que se exprime através delas”.Disponível em http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12III. “Para apreciarmos a arte, é necessário aprender sobre ela. Aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte”.Disponível em http://pt.slideshare.net/lozo95/apostila-de-arteConsidera(m)-se adequado(s) o(s) posicionamento(s) exposto na(s) afirmativa(s):Resposta Selecionada: d.I, II e III;Pergunta 4
Ao trabalhar filme em sala de aula, pressupõe-se que o professor:I. Faça um planejamento prévio, por meio do qual tenha clareza quanto aos objetivos relativos à utilização do filme.II. Decida se o filme será utilizado na íntegra ou apenas em alguns trechos (e quais seriam, nesse caso, as sequências selecionadas).III. Defina qual a relação entre o filme e os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula.Está(ão) correto(s):Resposta Selecionada: a.Todos os pressupostos são corretos.Pergunta 5
O filme “Rio”, de 2011, é americano e dirigido por um brasileiro, Carlos Saldanha. A história é sobre a arara azul, em extinção, que é levada para o Rio de Janeiro para se acasalar. Destacam-se duas cenas e sobre elas podemos afirmar:Resposta Selecionada: b.A história destaca a cultura brasileira por meio da festa carnavalesca e pela diferença arquitetônica da cidade do Rio de Janeiro.Pergunta 6
Nos filmes infantis, vemos a narrativa clássica, em que o papel feminino geralmente segue o padrão de comportamento e de beleza da época da história. Dos filmes a seguir, qual personagem feminina segue um papel clássico?Resposta Selecionada: c..Pergunta 7
Sobre um filme brasileiro como “Os Trapalhões e o Mágico de Oróz” (1984) é correto afirmar que:I. recorre ao imaginário literário infanto-juvenil estrangeiro, imaginário também utilizado pelo cinema estrangeiro desde a época clássica;II. possui pretensões de uma certa crítica social, tendo como referência os temas nacionais;III. é uma realização inspirada no cinema contemporâneo, em suas temáticas e principalmente “efeitos”, procurando utilizar mais os recursos técnicos e as possibilidades de estúdio;IV. procura uma sintonia com um imaginário internacional e modernizado.Está(ão) correta(s):Resposta Selecionada: d.As afirmativas I, II, III e IV.Pergunta 8
Algumas cenas, no decorrer da história do cinema, tornaram-se extremamente famosas, sendo repetidas em muitos filmes posteriores ou em situações fora do cinema. Tais cenas são copiadas, plagiadas, parodiadas, prestigiadas, sendo representadas em outros filmes, festas, nas ruas etc. A este fenômeno chamamos intertextualidade. Dos pares de cenas a seguir, identifique aquele que não tem relação intertextual entre as cenas.Resposta Selecionada: e..Pergunta 9
Na história “O Rei Leão” (1994), de Walt Disney, o protagonista Simba conhece seu reino em dois momentos fundamentais do filme. Na cena I, quando pequeno, o reino é apresentado pelo pai Mufasa (rei); na cena II, já adulto, ele retorna ao seu reino e o conhece em seu estado atual. Observe as cenas a seguir:O que se pode inferir pelas cenas I e II?Resposta Selecionada: b.Houve alteração no reino, percebida pela mudança de cores, com cores quentes na cena I e cores sombrias e escuras na cena II.Pergunta 10
Leia as afirmações que podemos associar ao cinema na escola.I. Ver significa essencialmente conhecer, perceber pela visão, alcançar com as vista os seres, as coisas e as formas do mundo ao redor. Ver é também um exercício de construção perceptiva em que os elementos selecionados e o percurso visual podem ser educados.II. Observar é olhar, pesquisar, detalhar, estar atento, de diferentes maneiras, às particularidades visuais, relacionando-as entre si.III. O saber ver e observar podem ser trabalhados de maneira que a pessoa possa analisar, refletir, interferir e produzir visualmente por meio do entendimento da linguagem visual.Está(ao) correta(s) a(s) afirmativa(s):Resposta Selecionada: d.I, II e III;
Segunda-feira, 14 de Novembro de 2016 17h32min18s BRST
TODAS CORRETAS MUITO OBRIGADA. USEI EM 2019!!!!
ResponderEliminarMaterial excelente, muito obrigada ajudou muito
ResponderEliminarObrigada,
ResponderEliminarÓtimo ,
ResponderEliminar