martes, 15 de noviembre de 2016

Avaliação (2016/2) Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (OPTATIVA)

  • Pergunta 1

    1 em 1 pontos
    Correta
    Segundo nossos estudos, os significados de racismo cobertos pela legislação brasileira atual podem ser apresentados nas afirmações abaixo, exceto:
    Marque a resposta correta:
    Resposta Selecionada:
    a. 
    As ações de preconceito ou discriminação raciais praticadas no âmbito privado.
  • Pergunta 2

    1 em 1 pontos
    Correta
    (adaptação de concurso CEPERJ – 2008): As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental destacam que é preciso reverter o quadro de discriminação e exclusão existente no interior das escolas, perpetrado pelo racismo, sexismo e preconceitos originados por situações socioeconômicas, regionais, culturais e étnicas.
    É possível também encontrar relações entre tais Diretrizes e as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, diversas vezes citadas e discutidas em nossos estudos. Sendo assim, uma escola que pretenda cumprir tais determinações legais, em busca da promoção da igualdade no ambiente escolar, deve, ao definir suas propostas pedagógicas, explicitar, dentre outros aspectos:
    Resposta Selecionada:
    a. 
    O reconhecimento da identidade pessoal de alunos e professores.
  • Pergunta 3

    1 em 1 pontos
    Correta
    (concurso FFC – 2011):Leia o texto em seguida. 
    Há muito tempo o Rio de Janeiro não recebia notícias tão boas de seu passado. É provável que uma equipe de arqueólogos do Museu Nacional tenha encontrado, nas escavações da zona portuária, as lajes de pedra do cais do Valongo. Entre 1758 e 1851, por aquelas pedras passaram pelo menos 600 mil escravos trazidos d'África. Metade deles tinham entre 10 e 19 anos.
    Devolvido à superfície, o cais do Valongo trará ao século 21 o maior porto de chegada de escravos do mundo. Se ele foi soterrado e esquecido, isso se deveu à astuta amnésia que expulsa o negro da história do Brasil. A própria construção do cais teve o propósito de tirar do coração da cidade o mercado de escravos.
    A região da Gamboa tornou-se um mercado de gente, mas as melhores descrições do que lá acontecia saíram todas da pena de viajantes estrangeiros. Os negros ficavam expostos no térreo de sobrados da rua do Valongo (atual Camerino). Em 1817, contaram-se 50 salas onde ficavam 2.000 negros (peças, no idioma da época). Os milhares de africanos que morreram por conta da viagem ou de padecimentos posteriores foram jogados numa área que se denominou Cemitério dos Pretos Novos.
    (Adaptado de Elio Gaspari, FSP, 09/03/2011)

    Ao referir-se à “astuta amnésia que expulsa o negro da história do Brasil” (2.º parágrafo), o autor:

    Assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    a. 
    Critica o deliberado esquecimento, por parte da historiografia brasileira, de tudo o que se vincula à presença do negro em nosso passado.
  • Pergunta 4

    1 em 1 pontos
    Correta
    Estudamos na unidade I que o racismo possui alguns pressupostos, e estes estão explicitados nas alternativas que se seguem, exceto:

    Assinale a resposta correta:
    Resposta Selecionada:
    e. 
    No Brasil, uma pessoa preconceituosa pode expressar publicamente seus pensamentos racistas, pois não existe uma legislação específica a respeito dessa questão.
  • Pergunta 5

    1 em 1 pontos
    Correta
    A respeito da relação entre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, e as populações afrodescendentes, é incorreta a afirmação:
    Identifique-a:
    Resposta Selecionada:
    c.
    O ECA trouxe pouca contribuição à promoção da igualdade racial no Brasil, uma vez que apenas um de seus artigos tratam especificamente sobre a discriminação de raça, cor e origem.
  • Pergunta 6

    1 em 1 pontos
    Correta
    A primeira ilustração é de um livro didático muito antigo, de 1975, enfatizando a figura de uma negra na posição de empregada doméstica. Os dados são recentes, de 2009, e confirmam que a maioria das mulheres negras ocupa cargo de doméstica. Com base nessas informações, reflita a respeito das seguintes afirmações:

    I - Não é possível estabelecer relação entre a ilustração e o gráfico apresentados, pois, no livro didático, trata-se de uma situação fictícia, e no gráfico do IBGE, os dados são levantados a partir da realidade.
    II - Professores e professores devem estar atentos para os estereótipos presentes nos livros didáticos, uma vez que suas ilustrações podem expressar, induzir ou reforçar preconceitos raciais.
    III - Tanto a ilustração quanto o gráfico indicam que são as mulheres negras quem continuam a desempenhar, em sua maioria, as tarefas domésticas no Brasil, como uma espécie de "continuidade" da condição das escravas negras do Brasil colonial.
    IV - Em todas as regiões do Brasil, as mulheres negras continuam a desempenhar as funções domésticas nos lares brasileiros, ou seja, o número de mulheres negras ocupando cargo de empregada doméstica é sempre superior à média em cada região.
    V - No Brasil, vivemos uma democracia racial, visto sermos um país mestiço, onde as diferentes raças e etnias convivem e misturam-se de maneira harmoniosa.

    Assinale apenas as afirmações corretas:
    Resposta Selecionada:
    c. 
    II, III e IV.
  • Pergunta 7

    1 em 1 pontos
    Correta
    Leia atentamente a letra da música O Mestre-Sala dos Mares, de Aldir Blanc e João Bosco, conhecida na interpretação de Elis Regina:

    Há muito tempo nas águas da Guanabara
    O dragão do mar reapareceu
    Na figura de um bravo feiticeiro
    A quem a história não esqueceu
    Conhecido como o navegante negro
    Tinha a dignidade de um mestre-sala
    E ao acenar pelo mar na alegria das regatas
    Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
    Jovens polacas e por batalhões de mulatas

    Rubras cascatas
    Jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas
    Inundando o coração do pessoal do porão
    Que, a exemplo do feiticeiro, gritava então

    Glória aos piratas
    Às mulatas, às sereias
    Glória à farofa
    à cachaça, às baleias
    Glória a todas as lutas inglórias
    Que através da nossa história não esquecemos jamais

    Salve o navegante negro
    Que tem por monumento as pedras pisadas do cais
    Mas salve
    Salve o navegante negro
    Que tem por monumento as pedras pisadas do cais
    Mas faz muito tempo

    Um professor que queira utilizar essa letra para trabalhar questões étnico-raciais com seus alunos poderá estabelecer as seguintes relações, exceto:
    Resposta Selecionada:
    a.
    Ao afirmarem que o negro “foi saudado no porto pelas mocinhas francesas, jovens polacas e por batalhões de mulatas”, os compositores explicitam o contexto festivo e glorioso em que se deu a chegada dos negros às terras brasileiras, então colônia de Portugal.
  • Pergunta 8

    1 em 1 pontos
    Correta
    “Trata-se de um processo de valorização e resgate da história e cultura africana e afro-brasileira, a fim de desfazer os estereótipos raciais construídos pelos grupos dominantes (brancos, homens, proprietários, livres e ricos).”

    Escolha a opção que melhor define esse conceito:
    Resposta Selecionada:
    b. 
    Africanidades brasileiras.
  • Pergunta 9

    1 em 1 pontos
    Correta
    Analise o gráfico em seguida, que mostra dados comparativos do IBGE de 1999 e de 2009, publicados pelo jornal Folha de São Paulo:
    A partir da interpretação desses dados, é incorreto afirmar que:
    Resposta Selecionada:
    c. 
    Observando esses dados, podemos afirmar que as diferenças étnico-raciais são muito sutis, se comparadas às diferenças econômico-sociais na sociedade brasileira.
  • Pergunta 10

    1 em 1 pontos
    Correta
    Ao estudarmos os processos de construção de estereótipos raciais,  entendemos que se faz necessário, por parte da população afrodescendente, um movimento de “tornar-se negro”.

    Assinale a alternativa que melhor define o significado dessa expressão, segundo os pressupostos teóricos de Kabengele Munanga (2003).
    Resposta Selecionada:
    e.
    Segundo essa perspectiva, as identidades se constroem no plano simbólico, isto é, no conjunto de significações, valores, crenças e gostos que o indivíduo vai assumindo na sua relação com o outro, relações estas permeadas por estereótipos raciais, preconceitos e desigualdades.

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