lunes, 14 de marzo de 2016

Questionário II-História da Antropologia-Unip

Pergunta 1

  • 0 em 0,5 pontos
A partir do século XX, o evolucionismo social começa a ser “bombardeado” por diversas críticas. As alternativas abaixo se referem aos principais críticos desse pensamento. Assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:
 [Sem Resposta]
Respostas:
a.
Os principais críticos deste momento são Lévi-Strauss e Franz Boas. Ambos fazem observações que os levam a pensar que os evolucionistas utilizam erradamente o método comparativo, apontando a necessidade do uso metodológico do etnocentrismo.
b.
Os principais críticos deste momento são Lévi-Strauss e Franz Boas. Ambos contrapõem ao evolucionismo social o estruturalismo, afirmando que a cultura tem uma estrutura que pode ser desvendada com a ajuda de cronistas, viajantes e marujos.
c.
Os principais críticos deste momento são Franz Boas e Bronislaw Malinowski, e o principal motivo de suas críticas é em relação ao trabalho de campo e à utilização das fontes de pesquisa que, segundo eles, poderiam não ser confiáveis, cabendo ao antropólogo a função de verificá-las na prática, empiricamente, apontando para a necessidade da observação direta; portanto, o trabalho de campo deve ser a própria fonte de pesquisa do antropólogo. 
d.
Os principais críticos deste momento são Tyler e Frazer Bronislaw e a crítica mais veemente é em relação à adoção de grupos e comunidades tribais como fonte de estudo, pois o antropólogo deve estudar apenas a sociedade ocidental.
e.
Os principais críticos deste momento são Franz Boas e Bronislaw Malinowski e o principal motivo de suas críticas é em relação ao uso metodológico do relativismo cultural, uma vez que ambos são contrários a este princípio.


  • Pergunta 2

  • 0 em 0,5 pontos
Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.

I - Como modelo explicador das diferenças, o evolucionismo social implicou na permanência do etnocentrismo ao pensar a sociedade ocidental como a mais evoluída e as sociedades não ocidentais como as mais atrasadas.
II - Um dos significados mais equivocados do evolucionismo social para a explicação da diferença foi a de estimular o racismo ao estabelecer “raça” como categoria para explicar as diversidades.
III - Como modelo explicador da diferença, o evolucionismo social substituiu as velhas formas de pensar o ser humano, abolindo as concepções etnocêntricas e racistas.
IV - O evolucionismo social para explicar a diferença e a diversidade entre os diferentes povos adota como pressuposto básico a existência de uma história única e evolutiva para todos os povos, que passam por três estágios básicos: selvageria, barbárie e civilização.
V - Podemos afirmar que o evolucionismo social foi a primeira forma de pensamento estruturado dentro da Antropologia para pensar as diferenças, mas limitado pelo etnocentrismo e pela prática de uma antropologia de “gabinete” que não consegue explicá-las.

Estão corretas:

Resposta Selecionada:
 [Sem Resposta]
Respostas:
a. 
I, II e V.
b. 
I, III e IV.
c. 
I, II e III.
d. 
II, III e IV.
e. 
I, II, IV e V.


  • Pergunta 3

  • 0 em 0,5 pontos
As proposições abaixo referem-se aos pensamentos equivocados produzidos pelo evolucionismo social ao longo de suas pesquisas antropológicas.

Leia e assinale a alternativa correta.
I – Um dos pensamentos mais equivocados produzidos pelo evolucionismo social foi o de utilizar a categoria “raça” para explicar e justificar diversidade cultural entre os povos e, com isso, fomentar o racismo.
II – Podemos afirmar que o evolucionismo social não produziu nenhum pensamento equivocado ao longo de suas pesquisas antropológicas. Os pesquisadores eram sérios, dedicados e se esforçaram para produzir o que há de melhor em termos de teoria antropológica.
III – Um pensamento bastante equivocado produzido pelo evolucionismo social foi o de explicar a diferença e a diversidade entre os diferentes povos a partir do pressuposto de que existe uma história única e evolutiva para todos os povos, que passam por três estágios básicos: selvageria, barbárie e civilização.

Está(ão) correta(s):
Resposta Selecionada:
 [Sem Resposta]
Respostas:
a. 
I e II.
b. 
I e III.
c. 
II e III.
d. 
I.
e. 
II.


  • Pergunta 4

  • 0 em 0,5 pontos
As proposições abaixo referem-se às limitações do método utilizado pelos antropólogos evolucionistas. Leia e assinale a alternativa correta.

I - O método utilizado pelos antropólogos evolucionistas tinha limitações, pois eles iam conviver com os povos diferentes, permanecendo entre eles por longos períodos o que favorecia o envolvimento emocional com esses povos, comprometendo a veracidade da pesquisa.
II - A limitação do método usado pelos antropólogos evolucionistas residia no fato de que eles eram muito mais filósofos do que cientistas e, assim, produziam apenas teorias em vez de verdades.
III - A limitação do método usado pelos antropólogos evolucionistas residia no fato de que eles usavam fontes baseadas em relatos, cartas, crônicas e desenhos que não eram produzidos por antropólogos, portanto, poderiam não ser confiáveis.

Está(ão) correta(s):
Resposta Selecionada:
 [Sem Resposta]
Respostas:
a. 
I e II.
b. 
III.
c. 
II.
d. 
I.
e. 
II e III.


  • Pergunta 5

  • 0 em 0,5 pontos
As proposições abaixo se referem as características da Antropologia Evolucionistas. Analise-as e assinale a alternativa correta.

I – O viés etnocêntrico e racista é característico da Antropologia Evolucionista, uma vez que as diferenças entre os povos eram relacionadas a estágios diferenciados da evolução, estando o europeu no topo do processo evolucionário.
II – a Antropologia Evolucionista compartilhava algumas ideias com o Iluminismo, como a noção de que o desenvolvimento social era um processo inevitável e determinado e assumia a ideia de que as sociedades começavam em um estágio de natureza e progrediam para um estágio civilizado.
III – A Antropologia Evolucionista usava o método comparativo, estabelecendo na comparação entre as diferentes sociedades a fonte da compreensão dos seres humanos. Porém, buscava-se a confrontação de elementos isolados de seu contexto cultural mais amplo, pois não fazia trabalho de campo.

Está(ão) correta(s):
Resposta Selecionada:
 [Sem Resposta]
Respostas:
a. 
I e II.
b. 
II.
c. 
III.
d. 
I, II e III.
e. 
II e III.


  • Pergunta 6

  • 0 em 0,5 pontos
Como o “olhar antropológico” nos permite compreender o sentido de mito, magia, crenças e religião para a vida dos seres humanos? Assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:
 [Sem Resposta]
Respostas:
a.
O “olhar antropológico” nos permite compreender que mito, magia, crença e religião são expressões cognitivas imaginárias que os povos estabelecem na tentativa de construir representações do mundo no sentido de interpretá-lo e compreendê-lo.
b.
O “olhar antropológico” nos permite compreender que mito, magia crença e religião são expressões imaginárias, ou seja, construções mentais e, portanto, são ilusórios e falsos. Já a ciência é expressão positiva que nada tem a ver com expressões imaginárias nem com construções mentais.
c.
O “olhar antropológico” nos permite compreender, por meio do trabalho de campo, da busca do “ponto de vista do nativo”, do olhar relativizador e do distanciamento; que mito, magia, crença e religião são expressões da subjetividade humana, fazem parte da construção social da realidade das diferentes culturas e que não existe uma religião, ou crença, mais verdadeira ou importante que outra.
d.
O “olhar antropológico” nos permite compreender que mito, magia crença e religião não têm realidade social, fazem parte da ideologia dominante que os fabrica para dominar os mais fracos. Ciência tem realidade social e não é criada para dominar ninguém, e sim para servir ao homem.
e.
Mito e magia há muito deixaram de fazer parte das sociedades civilizadas, apenas a religião ainda sobrevive, mas essas “esquisitices” são próprias de pessoas e sociedades atrasadas e ignorantes.


  • Pergunta 7

  • 0 em 0,5 pontos
Em relação ao Culturalismo, de Franz Boas (1858 1942), analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

I - O Culturalismo, de Franz Boas, faz uma crítica vigorosa à postura evolucionista e defende a ideia da necessidade de se estudar cada cultura em seus próprios termos e processo histórico particular.
II - O Culturalismo, de Franz Boas, é uma continuidade do Evolucionismo, embora o complemente com uma revisão da postura evolucionista, mas sempre apoiando e defendendo suas ideias principais.
III - Para o Culturalismo, de Franz Boas, para se compreender o sentido próprio de cada cultura, é fundamental a compreensão da história, particular e relativa a cada grupo estudado.
IV - Diferentemente dos evolucionistas, que se preocupavam com a comparação de alguns elementos entre diferentes culturas, o Culturalismo atentava à cultura estudada em si, como uma totalidade autônoma.

Estão corretas:
Resposta Selecionada:
 [Sem Resposta]
Respostas:
a. 
I e II.
b. 
II e III.
c. 
III e IV.
d. 
I, III e IV.
e. 
I, II e III.


  • Pergunta 8

  • 0 em 0,5 pontos
Quais foram os principais representantes do evolucionismo social na Antropologia?
Resposta Selecionada:
[Sem Resposta]
Respostas:
a. 
Levi-Strauss, Sigmund Freud e Karl Marx.
b. 
Franz Boas, Bronislaw Malinowisk e Levi-Strauss.
c. 
Émile Durkheim, Marcel Mauss e James Frazer.
d. 
Lewis Morgan, Marcel Mauss e James Frazer.
e. 
Edward Tylor, Lewis Morgan e James Frazer.


  • Pergunta 9

  • 0 em 0,5 pontos
Qual a posição da Antropologia em relação ao adequado entendimento sobre as diferentes formas de famílias e sistemas de parentesco existentes? Assinale a correta.
Resposta Selecionada:
 [Sem Resposta]
Respostas:
a.
Uma constatação básica da Antropologia é a de que não existe uma sociedade humana que não tenha uma forma qualquer de família, embora o tipo de família possa variar enormemente.
b. 
A Antropologia afirma que toda sociedade tem como estrutura básica o sistema classificatório de parentesco.
c. 
O conceito de família na Antropologia vai muito além do fenômeno biológico. Família é acima de tudo um fenômeno social.
d.
Uma constatação básica da Antropologia é a de que não existe sociedade humana que não tenha uma estrutura de parentesco e uma forma de família, sendo que por serem exatamente iguais em todos os tempos e lugares são considerados como sendo um universal humano.
e. 
 As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas e se complementam na explicação da questão proposta.


  • Pergunta 10

  • 0,5 em 0,5 pontos
Silas Guerriero afirma: “Para esses primeiros pensadores, as diferenças humanas poderiam ser explicadas pelas diferenças de estágio de evolução entre os grupos humanos, agora pensando em termos até de uma evolução biológica. O que reforçava essa posição era a ideia de raça, supostamente, uma noção biológica. Em outras palavras, é como se entre os humanos pudéssemos encontrar, num mesmo período histórico-geológico, indivíduos de uma mesma espécie em diferentes graus de evolução”.  

Segundo os evolucionistas, quais eram os diferentes estágios evolutivos entre os seres humanos?
Resposta Selecionada:
d. 
Primitivos (selvageria), bárbaros (barbárie) e civilizados (civilização).
Respostas:
a. 
Primitivos (selvageria), evoluídos (evolución) e civilizados (civilização).
b. 
Primeiros (primeva), horda (bando) e civilizados (civilização).
c. 
Hominídeos (homo), horda (bando) e civilizados (civilização).
d. 
Primitivos (selvageria), bárbaros (barbárie) e civilizados (civilização).
e. 
Primeiros (primeva), hominídeos (homo) e civilizados (civilização).
Feedback da resposta:
Alternativa: D
Comentário: os evolucionistas consideravam os seguintes estágios evolutivos: primitivos (selvageria), bárbaros (barbárie) e civilizados (civilização).




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