Pergunta 1
- 0,5 em 0,5 pontos
Leia
o texto a seguir e responda a questão. “A civilização
(cultura) de um povo não é nada além de um conjunto de seus
fenômenos sociais [técnicas de trabalho crenças, valores,
tradições e hábitos], portanto, falar de povos incultos, “sem
civilização”, de povos primitivos ou naturais (naturvölker),
é falar de coisas que não existem”. (MAUSS, Marcel, 1901).
Em
relação ao significado antropológico de cultura, assinale a
alternativa correta:
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- 0,5 em 0,5 pontos
A
música “Sampa” do baiano Caetano Veloso narra os sentimentos
do nordestino chegando a São Paulo. Leia um trecho da letra da
música abaixo, com atenção para as partes grifadas e assinale a
alternativa que melhor se adéqua à noção trazida por este
trecho.
“Quando
eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto/ chamei de mau
gosto o que vi, de mau gosto o mau gosto/ É que Narciso acha feio
o que não é espelho/ e a mente apavora o que não é mesmo
velho/ (...)/ e foste um difícil começo/ afasto o que não
conheço/ e quem vem de outro sonho feliz de cidade, aprende
depressa a chamar-te realidade/ porque és o avesso do avesso do
avesso/ (...)/ e os novos baianos passeiam na tua garoa”.
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- 0,5 em 0,5 pontos
As
alternativas abaixo se referem à Teoria da Evolução das
Espécies, de Charles Darwin. Leia e assinale a alternativa
correta:
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- 0,5 em 0,5 pontos
As
proposições abaixo se referem à grande diversidade cultural da
espécie humana. Analise-as e assinale a alternativa correta.
I-
A diversidade cultural da espécie humana deve ser entendida como
maneiras possíveis de os homens se organizarem, se adaptarem e
transformarem o meio em que vivem, ou seja, “as culturas”
pertencem ao campo das possibilidades da produção da
subjetividade humana.
II-
As diferentes formas de cultura (diversidade cultural) devem ser
entendidas a partir da constatação de que cada cultura deve ser
percebida “em seus próprios termos”, ou seja, cada cultura
pertence ao contexto histórico e particular de cada povo, tendo a
sua própria coerência e lógica.
III-
As diferentes formas de cultura podem ser explicadas tanto pelo
determinismo geográfico quanto pelo determinismo biológico que,
geneticamente, diferencia as raças. A diversidade racial e as
diferenças geográficas e climáticas são exclusivamente
responsáveis pelas diferenças culturais entre os homens.
IV-
A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente
através do dimorfismo sexual, portanto, as diferenças de
comportamento entre pessoas de sexos diferentes são
biologicamente determinadas. Assim, está comprovado que uma das
principais causas da diversidade cultural da espécie humana
reside em seu substrato biológico e genético.
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- 0,5 em 0,5 pontos
Em
relação à biologia (genética, hereditariedade, instintos etc.)
e à cultura humana, leia as proposições abaixo e em seguida
assinale a alternativa correta:
I.
A cultura, muito mais do que a herança genética, determina o
comportamento do homem e justifica as suas realizações.
II.
O homem age de acordo com seus padrões culturais. Os seus
instintos biológicos foram parcialmente anulados pelo longo
processo evolutivo por que passou.
III.
Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do
aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente
determinadas.
IV.
O homem foi capaz de romper as barreiras das diferenças
ambientais e transformar toda a terra em seu habitat por que é o
único no reino animal que possui instintos biologicamente
determinados e super desenvolvidos.
V.
O processo de aprendizado contribui para o desenvolvimento do
comportamento humano, mas são os instintos e a constituição
biológica de cada ser humano que determina sua capacidade
artística ou profissional.
Estão
corretas:
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- 0,5 em 0,5 pontos
Em
relação à evolução humana, leia as proposições abaixo e em
seguida assinale a alternativa correta.
I-
Somos fruto de um processo muito longo no tempo e todos os humanos
existentes hoje são descendentes de um mesmo grupo que viveu no
território africano há aproximadamente 150 mil anos, mas as
grandes diferenças físicas e anatômicas que nos afastam dos
grandes símios aconteceu num momento designado pelos cientistas
de “Ponto Crítico”, como sendo o momento do início da
simbolização.
II-
Somos fruto de um processo muito longo no tempo e todos os humanos
existentes hoje são descendentes de um mesmo grupo que viveu no
território africano há aproximadamente 150 mil anos, mas as
grandes diferenças físicas e anatômicas que nos afastam dos
grandes símios é o resultado do desenvolvimento da capacidade de
simbolização, ou seja, de adquirir cultura, que foi um processo
gradual, lento e contínuo durante um longo período de tempo,
favorecido, e ao mesmo tempo favorecendo o crescimento cortical, a
postura ereta, a visão bipolar e a cores e o desenvolvimento da
laringe.
III-
Somos fruto de um processo muito longo no tempo e nem todos os
humanos existentes hoje são descendentes do grupo que viveu no
território africano, além disto, é certo que, dentre as razões
de sermos tão diferentes, está a capacidade de aquisição de
cultura, que foi um processo gradual, lento e contínuo, mas que
só se realizou pela nossa peculiar constituição biológica e
genética, que dotou nosso ancestral de uma compleição física
robusta e vigorosa, que o tornou forte e dominante frente aos
outros animais.
IV-
Somos fruto de um processo muito longo no tempo e todos os humanos
existentes hoje são descendentes de um mesmo grupo que viveu no
território africano há aproximadamente 150 mil anos e é certo
que, dentre as razões de sermos tão diferentes, está a
capacidade de simbolização, ou seja, de adquirir cultura, que
foi um processo gradual, lento e contínuo durante um longo
período de tempo, mas também foi fundamental para a nossa
sobrevivência a construção de uma relação de cooperação e
convivência entre indivíduos e natureza, que estabeleceu entre
eles laços de solidariedade essenciais para que se protegessem de
predadores mais fortes e robustos, embora possuíssem um organismo
mais frágil.
Estão
corretas:
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- 0,5 em 0,5 pontos
Leia
e responda: “A cultura indígena possui uma forma de viver e
pensar o mundo extremamente primitiva, cruel e imoral. Eles não
possuem educação letrada, não dão importância ao trabalho e
homens, mulheres, crianças e idosos andam nus sem nenhum tipo de
pudor ou moral.” (Texto produzido pela Profª Maria Teresa Papa
Nabão, para fins didáticos). A partir desta afirmação e dos
conhecimentos antropológicos, assinale a alternativa correta.
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- 0,5 em 0,5 pontos
Leia
e responda: “Ele foi trazido para Amsterdam ( ....).
Era um jovem de 16 anos que tinha se perdido dos pais em tenra
idade. Crescendo entre as ovelhas e os carneiros selvagens da
Irlanda, adquiriu um tipo de "natureza ovina". Tinha
movimentos rápidos, ágil com os pés, expressão fisionômica
bravia, carnes firmes, pele queimada, trigueira, pernas e braços
rígidos, destemido e destituído de qualquer delicadeza. A saúde
era excelente. Não conhecia a voz humana; emitia balidos, como as
ovelhas. Sua garganta era larga e a língua parecia presa no
palato. Recusava alimentos comuns; estava acostumado a comer
gramíneas e feno. Viveu em montanhas e lugares desertos, como
cavernas, locais distantes de qualquer centro de civilização. Os
caçadores que o encontraram disseram que ele parecia um animal e
não um ser humano. Obrigado a viver como gente, a contragosto e
somente depois de muito tempo ele começou a perder suas
características selvagens. (Nicholaus Tulp: Observationes
Medicae, 1672). In: GONDRA, José Gonçalves. A emergência da
infância. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 26, n.
1, Apr. 2010 . disponível
em:<http://www.scielo.br/scielo.
A
partir do entendimento acerca da condição humana e supondo que a
história seja verdadeira, assinale a alternativa que contenha uma
explicação correta para as atitudes do menino encontrado.
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- 0,5 em 0,5 pontos
Leia
o texto a seguir e responda a pergunta: Arthur de Gobineau
(1816-1882), um pensador francês, em sua visita ao Brasil,
afirmou: “Trata-se de uma população totalmente mulata, viciada
no sangue e no espírito. Um povo fraco, indolente e
assustadoramente feio. Nenhum brasileiro é de sangue puro; as
combinações dos casamentos entre brancos, indígenas e negros
multiplicaram-se a tal ponto que os matizes de carnação são
inúmeros, e tudo isso produziu, nas classes baixas e nas altas,
uma degenerescência do mais triste aspecto. Esta raça está
definitivamente condenada e em menos de duzentos anos deixará de
existir.” (Extraído e adaptado de “O conde de Gobineau no
Brasil”).
As
idéias contidas no texto se encaixam corretamente em qual
pressuposto teórico para explicar as diferenças culturais? Ou
seja, qual a base teórica em que se apoiam estas afirmações?
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- 0,5 em 0,5 pontos
O
que significa afirmar que o homem é um ser biocultural?
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