lunes, 7 de marzo de 2016

AS IV-Diversidade-Étnico-Cultural-Unicid.

Pergunta 1
De acordo com sua etimologia, a Etnografia consiste:
a. No registro escrito sobre os hábitos de vida de um povo.
b. Na análise sobre os hábitos de vida de um povo.
c. No método de registro da Antropologia.
d. Na área de estudos sobre os hábitos de vida de um povo.
e. No método de análise da Antropologia.
0,1 pontos  
Pergunta 2
Segundo Elisa Guaraná de Castro, no artigo "Sonhos, desejos e a "realidade": herança, educação e trabalho de "jovens rurais" da Baixada Fluminense/RJ" (Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, disponível no link: http://www.nead.gov.br/portal/nead/arquivos/view/textos-digitais/Artigo/arquivo_298.pdf  ):
"O debate sobre 'juventude rural' é marcado pela imagem de uma juventude do campo que é atraída pela cidade, fascinada pela vida moderna. Esta imagem não é nova, atravessa as décadas de estudo sobre o tema, e não se restringe ao Brasil, está na ordem do dia nos chamados países em desenvolvimento. Este olhar consolida uma percepção de 'jovens rurais' em oposição a "jovens urbanos" e a de que os 'jovens rurais' têm como principal sonho tornarem-se 'jovens urbanos'. O 'problema' do 'êxodo' ganha força percebido a partir do processo de "reforma agrária" no Brasil, onde os 'jovens', filhos de assentados rurais estariam abandonando os campos. No entanto, apesar da grande importância das políticas voltadas para o meio rural, a 'juventude rural' é alvo de pequenas iniciativas no que concerne às políticas públicas voltadas para juventude, que tendem a ter como público-alvo 'jovens urbanos'. A contribuição que ora apresento é resultado da etnografia realizada em um assentamento rural (Seropédica/Baixada Fluminense) e em espaços onde transitavam 'jovens' de áreas urbanas e rurais próximas ao mesmo, que conformavam redes sociais".


Assinale a alternativa que não corresponde ao texto lido:
a. Não se trata de pesquisa etnográfica a apresentada pela autora; mas sim de tipo antropológica, entre Antropologia Rural e Antropologia Urbana.
b. Ao se referir a uma “etnografia realizada em um assentamento rural”, a autora se refere ao método de coleta e registro de dados empreendido no assentamento rural.
c. A atração que exerceria uma “juventude urbana” sobre uma “juventude rural” revelaria a própria atração das cidades, sentida no campo.
d. A cidade preconizaria a modernidade; enquanto o campo significaria o atraso, nas mentalidades de suas “juventudes”.
e. As categorias “juventude rural” e “juventude urbana” se referem ao tipo de ambiente social no qual interagem essas duas “juventudes”.

Pergunta 3
Como o próprio nome pressupõe, a etnografia urbana se ocupa de sociedades urbanizadas, ou seja:
I - de tipo complexo.
II - cujo grau de institucionalização pressupõe alto grau de burocratização e de racionalização de leis e procedimentos.
III - complexa divisão do trabalho social e de processos produtivos.

a. I, apenas.
b. II, apenas.
c. III, apenas.
d. I e II estão corretas.
e. I, II e III estão corretas.




Pergunta 2
O termo “étnico” designa:
a. Cor da pele.
b. Território.
c. Povo.
d. Origem nacional.
e. Características biotípicas.





Pergunta 4
Leia atentamente o texto abaixo, que se trata de um trecho da entrevista do arquiteto e urbanista Cândido Malta Campos Filho, publicada sob o título “Colapso Urbano”, (disponível no link:  http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=408107):

“Para o arquiteto e urbanista Cândido Malta Campos Filho, São Paulo, a maior metrópole brasileira, arrisca-se a não ter mais como oferecer espaços de qualidade para os empreendimentos imobiliários, caso o atual modelo de ocupação urbana não seja radicalmente revisto. Segundo o urbanista, enquanto os empreendedores continuam a desfrutar da liberdade de construírem rigorosamente onde quiser - basta cumprir algumas exigências da Lei de Zoneamento -, a cidade vai mergulhando cada vez mais no caos em termos de circulação viária, com os congestionamentos praticamente inviabilizando o trânsito de várias regiões afluentes, dado a concentração ali de mega empreendimentos e de polos geradores de tráfego.”

Em relação ao texto, pode-se dizer que:

I – trata-se de um tema caro aos estudos de etnografia urbana, focado nos aspectos desagregadores dos processos de urbanização.
II – trata-se de uma temática circunscrita a uma etnografia urbana praticada nos países centrais do sistema capitalista, representando um universo de rupturas e de adventos tecnológicos, acessíveis para poucos, na forma das tecnologias de informação e redes virtuais de interatividade social.
III - o locus de estudo deste tipo de temática são as grandes cidades que mais experimentam esses problemas, ou seja, realidades periféricas do sistema capitalista, onde a distribuição de renda é gravemente mais desigual e se aprofundam os abismos que cindem as classes sociais entre cada vez mais ricos, em menor número; em contraste com cada vez mais pobres, em número cada vez maior.

a. I, apenas.
b. II, apenas.
c. III, apenas.
d. I e II estão corretas.
e. Nenhuma está correta.


No hay comentarios:

Publicar un comentario