jueves, 15 de marzo de 2018

Fundamentos da Ciência Política/QUESTIONÁRIO UNIDADE I

  • Question 1

    0.25 out of 0.25 points
    Correct
    (UEL) “Toda cidade [polis], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. [...] Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. de Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) 
    De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis:
    Selected Answer:
    Correctb. 
    Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade.
    Answers:
    a. 
    Correctb. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Alternativa: B
    Comentário: para os gregos, polis é a cidade entendida como a comunidade organizada formada pelos cidadãos, isto é, pelos homens nascidos no solo da cidade, livres e iguais portadores de dois direitos inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a cidade deve ou não deve realizar). Para Aristóteles, “O homem é naturalmente um animal racional e político, destinado a viver em sociedade”.
  • Question 2

    0.25 out of 0.25 points
    Correct
    A Ciência Política como ciência do poder é mais abrangente que considerá-la como ciência do Estado. Nesse sentido, hoje predomina o entendimento de que:
    Selected Answer:
    Correctb. 
    O poder é o seu objeto central de estudo.
    Answers:
    a. 
    Correctb. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Alternativa: B
    Comentário: a Ciência Política é a ciência que tem por objetivo o estudo dos fenômenos políticos, que são os acontecimentos que visam à aquisição, à manutenção e ao exercício do Poder Político, tanto interno como externo. Seu objeto de estudo é o Poder Político que são todos os meios capazes de coagir um indivíduo ou organização a agir de uma determinada maneira, assim temos o Estado e as organizações, tais como a empresa etc.
  • Question 3

    0.25 out of 0.25 points
    Correct
    A definição clássica de política foi legada pelos antigos gregos através da obra de Aristóteles “Política”. O conceito de política é derivado do adjetivo originado de polis, que significa:
    Selected Answer:
    Correctc. 
    Tudo que se refere à cidade, que urbano, civil, público e até mesmo sociável e social.
    Answers:
    a. 
    b. 
    Correctc. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Alternativa: C
    Comentário: o significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. 
  • Question 4

    0.25 out of 0.25 points
    Correct
    A utilização do conceito “sistema político” – em lugar de outros como governo, nação ou Estado – reflete uma nova maneira de encarar os fenômenos políticos porque esse conceito:
    Selected Answer:
    Correcta. 
    Dirige a atenção para toda a gama de atividades políticas de uma sociedade.
    Answers:
    Correcta. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Alternativa: A
    Comentário: o sistema político é o conceito utilizado que trata da forma de governo predominante em um Estado constituído e conjunto de instituições políticas. O sistema político permite a organização do poder sobre a sociedade. Essa organização permite, quando instituídas práticas democráticas, a disputa pelo poder e o seu exercício por meio de instituições políticas, públicas e de interesse público.
  • Question 5

    0.25 out of 0.25 points
    Correct
    Aristóteles considerava o homem “um animal político”, definindo assim “porque o homem vive na polis – e porque a polis vive nele – que o homem se realiza como tal”. Ao utilizar o termo “animal político” para definir o homem, Aristóteles exprimia a:
    Selected Answer:
    Correcte. 
    Concepção grega de vida, segundo a qual a polis era a unidade constitutiva e a dimensão suprema da existência. 

    Answers:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Correcte. 
    Response Feedback:
    Alternativa: E
    Comentário: animal político é uma expressão utilizada por Aristóteles para descrever a natureza do homem – um animal racional que fala e pensa, em sua interação necessária na cidade-estado (polis). O animal político aristotélico é um dos conceitos mais exaustivamente estudados na filosofia política e um dos argumentos fundamentais para a organização social e política. 
  • Question 6

    0.25 out of 0.25 points
    Correct
    Como afirma Max Weber “todo homem, que se entrega à política, aspira ao poder – seja porque o considere como instrumento a serviço da consecução de outros fins, ideais ou egoístas, seja porque deseje o poder ‘pelo poder’, para gozar do sentimento de prestígio que ele confere”. (WEBER, Max. “Ciência e Política: duas vocações”. 18. ed. São Paulo, Cultrix, 2011, p. 67)

    Assim, o conceito de política como práxis humana está intimamente relacionado com:
    Selected Answer:
    Correctd. 
    A noção de poder, isto é, quem faz política busca ou exerce o poder. 
    Answers:
    a. 
    b. 
    c. 
    Correctd. 
    e. 
    Response Feedback:
    Alternativa: D
    Comentário: Weber identifica poder com política e vice-versa, pois para ele só há política quando se vislumbra o poder. Só há ação política quando há luta por poder, quando o poder está em disputa. Como afirma Weber, nem todo poder é dominação, “é um caso especial de poder”. Traduzindo, há pessoas que partem para a política (mandatária ou não) para lutarem pelo que consideram o bem comum, outras pessoas partem para a política para satisfazer interesses escusos e pessoais e há algumas pessoas que estão interessadas no poder apenas pelo prestígio que ele confere. 

  • Question 7

    0.25 out of 0.25 points
    Correct
    Na obra “Discurso da servidão voluntária”, de Etienne de La Boétie (1530-1563), questiona-se a servidão e a obediência. Segundo La Boétie:
    Selected Answer:
    Correctc. 
    Os homens nascem para a liberdade e para a fraternidade, mas, à medida que se socializam, eles se submetem à dominação.
    Answers:
    a. 
    b. 
    Correctc. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Alternativa: C
    Comentário: Etienne de La Boétie, com sua obra “Discurso sobre a servidão voluntária”, identifica as formas de como o poder se estrutura e, mais do que isso, como ele se mantém inabalado mesmo diante da aparente insatisfação do povo que lhe é servil. La Boétie questiona os motivos das pessoas se submetem à tirania de um governo, concluindo que o motivo principal da existência da tirania reside nas próprias pessoas, no seu espírito de servidão voluntária. Ela comprova, por meio de argumentações, o estado de servidão em que se encontrava a maioria dos homens naqueles tempos. Por outro lado, fundamentou sua abordagem de que os homens nascem para a liberdade e para a fraternidade, mas, à medida que se socializam, eles se submetem à dominação. 
  • Question 8

    0.25 out of 0.25 points
    Correct
    O conceito de política como práxis humana está intimamente relacionado com a noção de poder, isto é:
    Selected Answer:
    Correcta. 
    Quem faz política busca e exerce o poder, com o objetivo de alguma vantagem pessoal ou coletiva.
    Answers:
    Correcta. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Alternativa: A
    Comentário: o poder foi definido tradicionalmente como algo que “se baseia nos meios para obter uma vantagem” (Hobbes), ou analogamente como “o conjunto de meios que permitem obter efeitos desejados” (Russel). Um desses meios é o domínio sobre os outros homens. (Bobbio, 1988, p. 21-36)
  • Question 9

    0.25 out of 0.25 points
    Correct
    O termo demos significa genericamente “povo” ou “comunidade de cidadãos” e o termo kratia deriva de kratos, que significa “governo”, “poder”, “autoridade”. Hoje em dia, entendemos o termo democracia como:
    Selected Answer:
    Correcte. 
    Governo do povo, governo de todos os cidadãos.

    Answers:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Correcte. 
    Response Feedback:
    Alternativa: E
    Comentário: a origem da palavra democracia vem do grego demo = povo e cracia = governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Essa participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões. A maior parte das nações do mundo atual segue o sistema democrático
  • Question 10

    0.25 out of 0.25 points
    Correct
    Segundo Etienne La Boétie (1530-1563), na obra “Discurso da servidão voluntária”, são três as principais razões para a existência da servidão:
    Selected Answer:
    Correctb. 
    O costume, a covardia e a manutenção da tirania por parte do dominador.
    Answers:
    a. 
    Correctb. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Alternativa: B
    Comentário: o “Discurso da servidão voluntária”, de Etienne de La Boétie, é envolto em grandes acontecimentos que marcam, no fim do século XV e princípio do XVI, o início de uma nova ordem política no continente europeu. A superação dos esquemas rígidos, próprios do mundo medieval, abre caminho para uma nova concepção de vida. Após um longo período entre o esplendor greco-romano da Antiguidade, seguiu-se o obscurantismo medieval que antecedeu as inusitadas transformações do Renascimento. O “Discurso da servidão voluntária” é dirigido não somente contra o absolutismo real, mas contra a própria essência do princípio monárquico. A verdade é que existe, a partir da metade do século XVI, um antagonismo profundo e visceral, entre a concepção monárquica e o desejo de autoridade dos magistrados. La Boétie analisa e pontua inúmeras razões para a servidão tais como o costume, o acovardamento dos sujeitados, o temor do desconhecido e uma cadeia hierarquizada do que ele chamou de tiranetes, talvez o apontamento mais preciso para a nascente estrutura institucional do Estado Moderno.
Thursday, March 15, 2018 2:28:56 PM BRT

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