jueves, 22 de febrero de 2018

Interpretação e Produção de Textos-QUESTIONÁRIO UNIDADE I

  • Question 1

    0.5 out of 0.5 points
    Correct
    Selected Answer:
    Correcte.
    As palavras do texto não estão soltas, porque as flechas as organizam. Assim, palavras e flechas formam um texto verbal e não verbal concomitantemente.
    Answers:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Correcte.
    Response Feedback:
    Resposta correta: E
    Comentário: no texto anterior, o emprego de palavra (ou seja, da língua) constitui a linguagem verbal e o emprego de flechas marca a linguagem não verbal (outro código que não seja a língua). A interação entre as palavras e as flechas forma um texto coerente, indicador de um tema (processo administrativo) e não permite que as palavras, mesmo não formadoras de um texto tradicional (com frases, parágrafos), tornem-se aleatórias.
  • Question 2

    0.5 out of 0.5 points
    Correct
    Selected Answer:
    Correctd. 
    Ran é um candidato e usa as descrições de si mesmo como argumento para adesão de votos.
    Answers:
    a. 
    b. 
    c. 
    Correctd. 
    e.
    Response Feedback:
    Resposta correta: D
    Comentário: essa tira é interessante, porque à primeira vista (leitura) parece ser um texto descritivo. Afinal, apenas o último quadrinho não trata de caracterizar Ran. Na verdade, é um texto argumentativo, que usa as descrições para convencer o eleitorado a votar na personagem.
  • Question 3

    0.5 out of 0.5 points
    Correct
    Dados os trechos I, II e III, indique a alternativa correta quanto ao tipo de texto: 
    I. “A administração é processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos.” (A. Maximiano)
    II. “A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se à conjuntura, e o Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.” (Hernan Alday)
    III. “Nos anos 80, as grandes empresas cresceram de forma desordenada através da diversificação para novos negócios. Criaram estruturas gigantescas para competir numa era em que a velocidade e a flexibilidade são os dois requisitos-chave. Por isso, nos anos 90 foram forçadas a reestruturar-se, um processo designado downsizing.” (R. Tomasko)
    Selected Answer:
    Correctc. 
    I – descritivo; II - argumentativo; III - narrativo.
    Answers:
    a. 
    b. 
    Correctc. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Resposta correta: C Comentário: um texto pode ser inteiro de um tipo apenas – narrativo, descritivo ou argumentativo – e pode também apresentar trechos de outros tipos. Por exemplo, um texto dissertativo-argumentativo pode ter trecho narrativo. Os trechos I, II e III fazem parte de textos argumentativos, mas nestes há momentos narrativos, quando o autor apresenta a história da administração (trecho III), bem como há momento descritivo, quando o autor dá a definição de administração.
  • Question 4

    0.5 out of 0.5 points
    Correct
    Imaginemos um recém-graduado, nascido e criado em centro urbano como, por exemplo, São Paulo, e é convidado a trabalhar na zona rural com parceiros que nasceram e foram criados no interior do Estado. O recém-graduado deve:
    Selected Answer:
    Correctd. 
    Considerar com naturalidade o fato de que a língua varia geograficamente.
    Answers:
    a.
    b. 
    c. 
    Correctd. 
    e. 
    Response Feedback:
    Resposta correta: D
    Comentário: um ponto importante ao estudar a disciplina Interpretação e produção de textos é a consciência de que a língua varia em seus diversos usos. O pai e a mãe usam a língua afetivamente com o filho; o jovem usa muita gíria; cada parte do país tem uma forma de falar a língua, criando dialetos. Assim, um recém-formado ao sair de sua esfera linguística precisa aprender a respeitar outras formas de usar a língua.
  • Question 5

    0.5 out of 0.5 points
    Correct
    Leia o título: “Morangos mofados”. O título provoca uma estratégia de leitura. Que estratégia é?
    Selected Answer:
    Correcta. 
    O leitor levanta hipótese sobre o assunto do texto.
    Answers:
    Correcta. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Resposta correta: A
    Comentário: diante do título, o leitor imagina qual será o assunto do texto. No caso, o leitor pode pensar que o texto trate de forma didática (ou científica) do morango e seu processo de amadurecimento até ficar mofado. No entanto, se o leitor souber o nome do autor do texto – Caio Fernando de Abreu – um escritor literário – o leitor não imaginará que o texto tratará de forma científica do morango, mas que o título é simbólico. Sobre as outras estratégias apontadas nas alternativas, elas acontecem durante ou depois da leitura do texto e não com a leitura do título.
  • Question 6

    0.5 out of 0.5 points
    Correct
    MSN advém da nova tecnologia e sobre ele podemos considerar que:
    Selected Answer:
    Correcta. 
    É um texto híbrido, uma vez que é escrito, mas recorre a muitas características da língua falada.
    Answers:
    Correcta. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Resposta correta: A
    Comentário: MSN, chat e outros textos semelhantes virtuais são híbridos porque são escritos, atendendo às exigências próprias da escrita, como substituir a entonação (que acontece na fala) por um sinal (seja pontuação ou emoticons, por exemplo) e são também da modalidade da fala, porque têm características próprias da fala, como alternância de turno, ou seja, cada um “fala” na sua vez.
  • Question 7

    0.5 out of 0.5 points
    Correct
    O Banco do Brasil, por exemplo, distribui para seus clientes um folder sobre aplicação para a família toda. Levando em conta que folder é um texto e, portanto, é mais uma ferramenta para a comunicação, podemos considerar que:
    Selected Answer:
    Correcta. 
    O folder distribuído possui um leitor específico, ou seja, não é para qualquer pessoa que adentre o banco.
    Answers:
    Correcta. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Resposta correta: A
    Comentário: todo texto marca a relação entre o produtor e o leitor. No caso exemplificado, o banco criou e distribuiu folder para, primeiro, anunciar um tipo de serviço; segundo, para um público específico, considerado pelo banco o cliente potencial para tal serviço. Assim, o folder não se destina a qualquer leitor-público, incluindo muitos clientes do banco (uma vez que não são todos os clientes em condição de adquirir tal serviço).
  • Question 8

    0.5 out of 0.5 points
    Correct
    O fragmento a seguir é do texto “A vaguidão específica”, de Millôr Fernandes:
    “- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.
    - Junto com as outras?
    - Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisas com elas. Ponha no lugar do outro dia.”
    Leia as considerações seguintes:
    1. Trata-se de um texto escrito, cujos referentes – “isso”, “lá fora”, “qualquer parte”, “as outras” etc. – não são possíveis de recuperar.
    2. Se fosse um texto oral, os referentes são recuperáveis na própria situação discursiva, bastando, por exemplo, apontar para eles.
    3. O texto de Millôr Fernandes é um ótimo exemplo de marcas da oralidade na produção escrita.
    Assinale a alternativa correta:
    Selected Answer:
    Correcte. 
    Todas as alternativas estão corretas.
    Answers:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Correcte. 
    Response Feedback:
    Resposta correta: E
    Comentário: na escrita, a questão de referência precisa ser marcada linguisticamente, ou seja, ser explícita. Assim, o autor (se não fosse o humor com que construiu o texto) precisaria explicitar os termos “isso”, “lá fora”, “qualquer parte”, “outras”, “alguém”, “fazer coisas”, “no lugar do outro dia”.
  • Question 9

    0.5 out of 0.5 points
    Correct
    Um dos aspectos fundamentais do processo de leitura é a hipótese. Por meio do título, por exemplo, o leitor pode inferir se o texto é de ficção ou não, deduzir o tema, considerar se é para o público adulto ou infantil etc. Assim, qual título pode ser relacionado à hipótese de que o livro faz parte da literatura da Pedagogia?
    Selected Answer:
    Correcta. 
    Curso de pedagogia: conquistas e desafios.
    Answers:
    Correcta. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Resposta correta: A
    Comentário: na verdade, todos os títulos fazem parte da literatura da Pedagogia. No entanto, sem o nome do autor e de outras referências importantes (como o resumo na contracapa, o índice etc.), o único título que leva o leitor à hipótese que a obra faz parte das leituras de pedagogia é “Curso de pedagogia: conquistas e desafios”, devido à palavra “pedagogia”.
  • Question 10

    0.5 out of 0.5 points
    Correct
    A cabra e o asno viviam no mesmo quintal. A cabra ficou com ciúme, porque o asno recebia mais comida. Fingindo estar preocupada, disse:
    - Que vida a sua! Quando não está no moinho, está carregando fardo. Quer um conselho? Finja um mal-estar e caia num buraco.
    O asno concordou, mas, ao se jogar no buraco, quebrou uma porção de ossos. O dono procurou socorro.
    - Se lhe der um bom chá de pulmão de cabra, logo estará bom – disse o veterinário.
    A cabra foi sacrificada e o asno ficou curado.
    Quem conspira contra os outros, termina fazendo mal a sim próprio.”
    Na fábula “A cabra e o asno”, de Esopo, encontramos:
    Selected Answer:
    Correcta. 
    A narração, a qual é marcada por sucessão de ações.
    Answers:
    Correcta. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Response Feedback:
    Resposta correta: A
    Comentário: a superestrutura de qualquer fábula marca-se pela narração. Podemos encontrar nela descrição, mas esta não sustenta o texto no seu todo.
Thursday, February 22, 2018 4:24:30 PM BRT

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