jueves, 15 de septiembre de 2016

Questionário Unidade II (2016/2)-Educação Ambiental

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    A alfabetização ambiental é um processo contínuo de desenvolvimento de competências, habilidades, compreensões e ações, não um processo discreto em que se classificam as pessoas simplesmente como alfabetizadas ou não alfabetizadas. Nesse processo contínuo, Roth (1992, citado pelo EECO, 2000, p. 15-16) definiu três pontos, caracterizados por comportamentos observáveis. Cada ponto representa um aumento do nível de sofisticação no que diz respeito à aprendizagem de comportamentos ambientais. Esses três níveis de alfabetização ambiental descritos por Roth podem servir como diretrizes específicas para a educação não formal planejada para o público em geral. Os três níveis de alfabetização ambiental e seus comportamentos associados são:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     Alfabetização ambiental nominal, funcional e operacional.


    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: E.
    Comentário: É a única alternativa que apresenta os três níveis de alfabetização ambiental definidos por Roth (1992, citado pelo EECO, 2000, p. 15-16).
  • Pergunta 2

    0 em 0,5 pontos
    Incorreta
    A interdisciplinaridade resgata a complexidade inerente à questão ambiental. Ou seja, quando se faz a distribuição do conhecimento humano em compartimentos estanques, promove-se um reducionismo indesejável, que deixa de ressaltar importantes inter-relações características dos fenômenos naturais, dos quais fazem parte as pessoas. Com relação à interdisciplinaridade é correto afirmar que ela:
    Resposta Selecionada:
    Incorretae.
    O conceito de interdisciplinaridade não se aplica à compreensão das complexidades. Segundo Morin et al. (2003), essas complexidades são melhor apreendidas quando despedaçadas e seus objetos são analisados isoladamente, tomando-se o cuidado de articular os saberes fragmentários, reconhecendo assim as relações todo-parte.


    Respostas:
    Corretaa.
    b.
    c.
    d.
    e.
  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    A interpretação ambiental é uma categoria única de atividades que promovem o aprendizado ambiental. O termo “interpretação” é usado para descrever atividades de comunicação planejadas com o intuito de promover melhorias no aprendizado desenvolvido em parques, zoológicos, museus, aquários e outros locais similares. Com relação à interpretação ambiental, assinale a alternativa incorreta:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
     A interpretação para crianças deve seguir uma abordagem exatamente igual àquela feita para adultos.


    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: B.
    Comentário: A interpretação para crianças deve seguir uma abordagem diferente daquela para adultos.
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    A psicologia ambiental é o ramo da psicologia que vem ganhando muitos adeptos. O alvo dos estudos e elaborações dos psicólogos ambientais é a interação homem-ambiente em escala macro e microambiental. Daí existirem linhas de pesquisa no contexto da psicologia ambiental que visam a incrementar a adoção de comportamentos pró-ambientais, ou seja, comportamentos que tenham como meta a redução de impactos ambientais a curto e longo prazo.
    A seguir são apresentados alguns exemplos de comportamentos pró-ambientais, com  exceção do apresentado na alternativa:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     Utilizar o carro para ir ao trabalho sozinho, pois o automóvel não causa danos ao ambiente.


    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: E.
    Comentário: O correto seria utilizar o transporte público ou aproveitar a carona de colegas de trabalho, pois o automóvel emite gases poluentes no ambiente.
  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Hoje, o discurso ambiental permeia os diversos setores da sociedade e é, inclusive, uma das principais causas defendidas por políticos, especialmente em época de eleição. Esse marketing ambiental intensivo certamente movimenta grandes somas de dinheiro anualmente. Assinale a alternativa que melhor ilustra o marketing ambiental.
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    .

     b.JPG
    Respostas:
    a. 

     a.JPG
    Corretab. 

     b.JPG
    c. 

     c.JPG
    d. 

     d.JPG
    e. 

     e.JPG
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: B.
    Comentário: Nessa alternativa há a foto de um produto que insinua que ao utilizá-lo será possível mudar o mundo. No entanto, esse modismo ecológico, apesar de ter o mérito de manter o foco na questão ambiental, não representa um compromisso com a proteção do meio ambiente, pois não resulta de uma conscientização efetiva. O processo de conscientização requer um esforço conjunto e integrado de diversos profissionais, ligados direta ou indiretamente à área educacional.
  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Na elaboração de programas e atividades em educação ambiental, quais fatores são considerados essenciais?


    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     O nível de amadurecimento dos participantes e as características do local onde as atividades serão realizadas.


    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: C.
    Comentário: Há duas importantes variáveis contextuais que merecem especial atenção na elaboração de programas e atividades em educação ambiental: o nível de amadurecimento dos participantes e as características do local onde as atividades serão realizadas. É necessário conhecer o perfil dos participantes do programa de educação ambiental para definir os principais aspectos motivacionais. As características do local onde o programa será implementado, assim como seu prazo de duração, também são de grande relevância para o planejamento e efetivação do programa. Em tese, o programa pode transcorrer em qualquer tipo de ambiente, mas há necessidade de escolher o ambiente educacional que melhor atenda aos propósitos do programa.
  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    No contexto da educação ambiental, as propostas pedagógicas devem ser elaboradas visando ao desenvolvimento de práticas sociais comprometidas com o meio ambiente. Conforme Jacobi (2004), o dinamismo da transformação socioambiental que o processo educacional deve acompanhar é favorecido por propostas pedagógicas que procuram centralizar sua atenção nos seguintes aspectos:
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
    Desenvolvimento de competências, conscientização, capacidade de avaliação, mudança de comportamento e participação efetiva dos educandos.


    Respostas:
    a. 
    Corretab.
    c.
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: B.
    Comentário: É a única alternativa que apresenta todos os aspectos descritos por Jacobi (2004).
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O Brasil particularmente é marcado por uma grande diversidade cultural, social e econômica. O reconhecimento da existência desses variados contextos nacionais e, portanto, da existência de diferentes modos de relacionamento humano-humano e humano-natureza é um passo fundamental para a implementação de programas de Educação Ambiental que efetivamente resultem em melhorias na qualidade de vida da população. Qual das alternativas a seguir explica como o educador ambiental deve agir com relação a essa diversidade?
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
     O trabalho do educador ambiental deve se embasar não só no conhecimento das várias dimensões que caracterizam os problemas ambientais em si, mas também na forma com que os atores sociais envolvidos interagem com o ambiente.


    Respostas:
    a.
    Corretab.
    c.
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
     Resposta correta: B.
    Comentário: É a única alternativa que apresenta a forma correta como o educador deve agir com relação à pluralidade.

  • Pergunta 9

    0 em 0,5 pontos
    Incorreta
    O Brasil particularmente é marcado por uma grande diversidade cultural, social e econômica. Essa diversidade é denominada:


    Resposta Selecionada:
    Incorretae. 
     Interdisciplinaridade.


    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Os educadores, de maneira geral, especialmente os educadores ambientais, frequentemente estabelecem uma diferenciação entre educação formal e não formal. Com relação à educação formal, assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretac.
     A educação não formal é caracterizada pelo aprendizado voluntário, não havendo, neste caso, a obrigatoriedade típica do ensino formal. Dispensa ambientes específicos. Pode ter lugar em parques, zoológicos, museus etc., que, sem dúvida, também podem servir para o desenvolvimento de atividades de educação formal.
    Respostas:
    a.
    b.
    Corretac.
    d.
    e.
    Feedback da resposta:

    Resposta correta: C.
    Comentário: É a única alternativa que apresenta apenas informações verídicas com relação à educação formal e não formal.

3 comentarios:

  1. Pesquisas relacionadas a O Brasil particularmente é marcado por uma grande diversidade cultural, social e econômica. O reconhecimento da existência desses variados contextos nacionais e, portanto, da existência de diferentes modos de relacionamento humano-humano e humano-natureza é um passo fundamental para a implementação de programas de Educação Ambiental que efetivamente resultem em melhorias na qualidade de vida da população

    ResponderEliminar
  2. Podemos afirmar que a língua de sinais possui gramática?

    ResponderEliminar