viernes, 19 de agosto de 2016

Questionário I -Sociologia Rural e Urbana

  • Pergunta 1

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    A filosofia positiva tem forte inspiração no desenvolvimento dos organismos como modelo para o entendimento da sociedade em geral e da cidade em particular. Disso decorre, necessariamente, que:
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
    As ciências sociais modernas surgem com transformações socioambientais produzidas pela modernização capitalista assimilando o modo de ver o mundo típico das ciências da natureza.
    Respostas:
    a. 
    Corretab.
    c.
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: a alternativa mostra a relação de dependência que se estabelece entre o positivismo aplicado aos estudos da sociedade e as ciências físicas e biológicas.
  • Pergunta 2

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Assinale a alternativa que contenha a definição correta de sociologia geral.
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    Encampa as demais, verificando sua facticidade e alcance (discussão sobre  validade, consistência e coerência dos instrumentos de pesquisa, por exemplo).
    Respostas:
    Corretaa.
    b. 
    c. 
    d.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: a qualificação “geral” denota seu caráter continente e ordenador. 
  • Pergunta 3

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Auguste Comte em sua “Lei da evolução intelectual da humanidade ou lei dos três estados” estabelece as etapas 1. teológica, 2. metafísica, 3. positiva. ÉmileDurkheim explica o progresso social partindo da solidariedade mecânica à orgânica.  Karl Marx constrói o conceito de Materialismo histórico. Com base nessasafirmações, assinale a alternativa correta.
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Karl Marx, em muitos pontos, até mesmo se opõe a Émile Durkheim, principalmente no que diz respeito às análises causais (lineares) deste.
    Respostas:
    a. 
    b.
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: a alternativa apresenta pontos divergentes marcantes entre os dois autores.
  • Pergunta 4

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Com ajuda do trecho transcrito, assinale a alternativa correta:
    A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às questões colocadas pela Revolução Industrial”. (p. 16). Situações que são “as consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista, tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo, de cólera, que dizimaram parte da população etc.”. (p. 13) (MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1986.)
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    O surgimento da sociologia está ligado, entre outras coisas, às transformações radicais desencadeadas pela industrialização e consequente urbanização da sociedade.
    Respostas:
    Corretaa.
    b.
    c.
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: reúne os eventos (nas dimensões econômica e política) mais importantes da modernidade.
  • Pergunta 5

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Considerando os temas gerais da sociologia, principalmente os fragmentos abaixo, assinale a alternativa correta. 
    Trecho I - “A coisa mais importante, porém, foi o fato de que o homem que par excellence vivia a vida racional, no sentido religioso, era e continuou sendo o monge. Assim, quanto mais o ascetismo estivesse agarrado ao indivíduo, servia simplesmente para afastá-lo da vida cotidiana, já que a tarefa mais santa era definitivamente ultrapassar toda moralidade mundana. Lutero, que não foi de modo algum cumpridor de qualquer lei de desenvolvimento, mas que agia baseado na sua experiência bem pessoal e que foi, pelo menos de início um tanto incerta em suas consequências práticas, tendo sido mais tarde levada para frente pela situação política, repudiou esta tendência, e o calvinismo simplesmente assumiu isto para si. Sebastian Franck tocou a característica central deste tipo de religião quando viu o significado da Reforma no fato de que, agora, todo cristão teria de ser monge por toda sua vida.
    […] Até onde se estende a influência da mentalidade puritana, sob todas as circunstâncias e isso é muito mais importante que um simples encorajamento ao acúmulo – favoreceu o desenvolvimento da vida econômica racional da burguesia; foi a mais importante e, acima de tudo, a única influência consistente para o desenvolvimento desse tipo de vida. Foi, diríamos, o berço do homem econômico moderno.
    Na verdade, tais ideais puritanos tendiam a ser transigidos devido à pressão excessiva das tentações da riqueza, como os próprios puritanos sabiam muito bem.” 
    (WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Cia das Letras, 2005. p. 54; 82).
    Trecho II - “Historicamente, a burguesia desempenhou um papel revolucionário.
    Onde quer que tenha assumido o poder, a burguesia pôs fim a todas as relações feudais, patriarcais e idílicas. Destruiu impiedosamente os vários laços feudais que ligavam o homem e seus ‘superiores naturais’, deixando como única forma de relação de homem a homem o laço do frio interesse, o insensível ‘pagamento à vista’. Afogou os êxtases sagrados do fervor religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas gélidas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca e em nome das numerosas liberdades conquistadas estabeleceu a implacável liberdade de comércio. Em suma, substitui a exploração, encoberta pelas ilusões religiosas e políticas, pela exploração aberta, única, direta e brutal.
    A burguesia despojou de sua auréola toda a ocupação até então considerada honrada e encarada com respeito. Converteu o médico, o jurista, o padre, o poeta, o homem da ciência em trabalhadores assalariados.
    A burguesia rasgou o véu sentimental da família, reduzindo as relações familiares a meras relações monetárias.
    A burguesia não pode existir sem revolucionar constantemente os meios de produção e, por conseguinte, as relações de produção e, com elas, todas as relações sociais. Ao contrário, a conservação do antigo modo de produção constituía a primeira condição de existência de todas as classes industriais anteriores. A revolução contínua da produção, o abalo constante de todas as condições sociais, a eterna agitação e certeza distinguem a época burguesa de todas as precedentes. Suprimem-se todas as relações fixas, cristalizadas, com seu cortejo de preconceitos e ideias antigas e veneradas; todas as novas relações se tornam antiquadas, antes mesmo de se consolidar. Tudo o que era sólido se evapora no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e por fim o homem é obrigado a encarar com serenidade suas verdadeiras condições de vida e suas relações com a espécie.

    [...] Por meio de sua exploração do mercado mundial, a burguesia deu um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, retirou da indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas ou estão se destruindo dia a dia. São suplantadas por novas indústrias, cuja introdução se torna uma questão de vida e morte para todas as nações civilizadas, por indústrias que não empregam matérias-primas autóctones, mas matérias-primas vindas das zonas mais remotas; indústrias cujos produtos se consomem não somente no próprio país, mas em todas as partes do globo. Em lugar das antigas necessidades, satisfeitas pela produção nacional, encontramos novas necessidades que requerem para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo isolamento local e da autossuficiência das nações, desenvolvem-se, em todas as direções, um intercâmbio e uma interdependência universais. E isso tanto na produção material quanto na intelectual. As criações intelectuais de uma nação tornam-se propriedade comum de todas. A estreiteza e o exclusivismo nacionais tornam-se cada vez mais impossíveis e das numerosas literaturas nacionais e locais surge a literatura universal.”
    (MARX, K.; ENGELS, F. O manifesto comunista. São Paulo: José Luis e Rosa Sundermann, 2003. p. 28-9).
    Resposta Selecionada:
    Corretae.
    Marx ocupa-se mais da dimensão econômica, enquanto Weber estuda as influências culturais do capitalismo e ambos são fundamentais para entendermos o processo de urbanização, como processo histórico (dialético) e rico em motivações às ações racionais (teoria da ação racional).
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae.
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: a alternativa relaciona corretamente as principais contribuições de Karl Marx e Max Weber aos estudos da sociedade, em geral, e da urbanização em particular.
  • Pergunta 6

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Leia atentamente os trechos abaixo:
    A classificação de um grupo como “população tradicional” é bastante polêmica e suas implicações ultrapassam a teorização, envolvendo uma série de questionamentos relacionados às políticas territoriais, ambientais e tecnológicas.
    “Povos e Comunidades Tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição” (BRASIL, 2007).
    Assim,
    “[...] conhecimento tradicional é definido como o conjunto de saberes e saber-fazer a respeito do mundo natural, sobrenatural, transmitido oralmente de geração em geração. Para muitas dessas sociedades, sobretudo para as indígenas, existe uma interligação orgânica entre o mundo natural, o sobrenatural e a organização social. Nesse sentido, para estas, não existe uma classificação dualista, uma linha divisória rígida entre o ‘natural’ e o ‘social’, mas sim um continuum entre ambos.”
    (DIEGUES, A. C. [Org.]. Os saberes tradicionais e a biodiversidade no Brasil. Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal; Coordenadoria da Biodiversidade; Núcleo de Pesquisas sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras. São Paulo: USP, 2000b. p. 30.)
    A partir da leitura, assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretac.
    A ideia de população tradicional é um poderoso aliado na construção de um caminho de desenvolvimento sustentável, pois é riquíssima em ensinamentos sobre a unidade entre cultura, necessidades e natureza; grande questão da qualidade de nosso tempo.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac.
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: a alternativa é a única que confirma os trechos do enunciado, valorizando os conhecimentos e as práticas tradicionais como caminho necessário de realização de uma síntese com as novas tecnologias alternativas ao modelo de desenvolvimento dominante.
  • Pergunta 7

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    O positivismo tem forte inspiração no organismo como modelo para o entendimento da sociedade. Disso decorre, necessariamente, que:
    Resposta Selecionada:
    Corretac.
    As ciências sociais modernas são como uma resposta às transformações sociais ocasionadas pelas revoluções burguesas e importam o modo de ver o mundo típico das ciências naturais já consolidadas.
    Respostas:
    a.
    b.
    Corretac.
    d.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: essa alternativa faz a ponte correta com as ciências naturais (biológicas).
  • Pergunta 8

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Sérgio Paulo Rouanet faz uma leitura sociológica (de cunho filosófico) da modernidade que considera a partir dos postulados da Ilustração em seu texto “As duas vias da mundialização” (Folha de S.Paulo, 2000), referindo-se a dois vetores complementares de sua realização, um, restritivo e excludente, outro, emancipatório (globalização econômica) e pluralista (universalização ética). Isso quer dizer que tomando a urbanização sob essa perspectiva, teremos que:
    Resposta Selecionada:
    Corretad.
    Há uma popularização da cultura e de equipamentos urbanos, promovida pelos agentes da globalização, que toma as verdadeiras manifestações culturais sempre de modo superficial e funcional, enquanto descarta qualquer aprofundamento em direção ao conhecimento e ridiculariza a reflexão sobre as diversas práticas sociais, sendo estas de difícil comercialização; o que reforça a ideia de produção capitalista da cidade.
    Respostas:
    a.
    b.
    c. 
    Corretad.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: é a única alternativa que não tem as afirmações invertidas. Apresenta as considerações sobre a perda de qualidade e de espessura das relações sociais pelo mercado, com alienação dos processos sociais e de suas motivações.
  • Pergunta 9

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    “As próprias populações rurais vitimadas pelo desenvolvimento econômico excludente, que todos testemunhamos, têm procurado seu próprio rumo, têm se alçado acima da indignidade que as vitima, têm proclamado seus direitos e têm questionado os responsáveis por sua situação. Os movimentos sociais do campo são a forma do protesto dos pobres da terra, o clamor dos sem voz porque não foram ouvidos no devido tempo. Eles desafiam a sociologia rural a compreender o protagonismo e a criatividade das populações rurais e a compreender também as saídas possíveis das situações socialmente anômicas em que muitas vezes se encontram. O futuro da sociologia rural não depende do que ela tenha a propor quanto à qualidade de vida rural. O futuro da sociologia rural depende amplamente do que as populações rurais tenham a lhe propor para que essa qualidade de vida seja incrementada; e do que os sociólogos rurais estejam dispostos generosamente a oferecer-lhes. Esse futuro depende amplamente do deciframento e da superação dos enigmas que as perturbam, da compreensão dos processos sociais que as desagregam e as marginalizam e que, por isso, precisam compreender e vencer para que tenham a qualidade de vida a que têm direito. Para ensinar, a sociologia rural precisa aprender. Para compreender sociologicamente, o sociólogo rural precisa reconhecer-se como membro da comunidade de destino das populações que estuda.” (MARTINS, José de Souza. O futuro da Sociologia Rural e sua contribuição para a qualidade de vida rural. Estud. av.,  São Paulo ,  v. 15, n. 43, p. 31-36, dez.  2001.  
    Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000300004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 06 ago. 2015.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142001000300004.) 
    A partir das afirmações contundentes de José de Souza Martins, assinale a alternativa que confirme suas ideias.
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
    O autor acredita que a sociologia rural deva responder às demandas a ela dirigidas pelo público estudado, porém atuando ativamente no desvelamento e na solução dos problemas propostos, vividos, não daqueles concebidos teoricamente.
    Respostas:
    a. 
    Corretab.
    c. 
    d.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: a alternativa é a única que reconhece o elemento ativo da ciência, confirmando a ideia de teoria-prática, isto é, de um encaminhamento teórico totalmente vinculado às práticas sociais, mas não necessariamente empirista.
  • Pergunta 10

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    “No nosso clima subtropical, o agricultor tem a vantagem suplementar de poder plantar trigo, cevada, centeio ou aveia, mas também de fazer feno e silagem sobre o mesmo solo no inverno, mas poucas vezes o faz. Comparado ao que os nossos colonos faziam em solos similares, a produtividade é baixa, raramente mais do que três toneladas de grãos (total, verão e inverno) por hectare. O camponês, que trabalhava para alimentar a população local, facilmente produzia 15 toneladas de comida por hectare, diversificando com mandioca, batata-doce, batata inglesa, cana-de-açúcar e grãos, mais verduras, uvas e todos os tipos de frutas, feno e silagem para o gado, além de criar porcos e galinhas. Mas ele não produzia PIB. O PIB só reflete fluxo de dinheiro, não leva em conta autossuficiência e mercado local. A conta do PIB interessa ao banqueiro, ao governo, às grandes corporações transnacionais e nada tem a ver com o bem-estar da população.
    Quando estatísticas das Nações Unidas declaram que quase a metade da população mundial vive com menos de US$ 2 por dia, isso leva a falsas conclusões. Ninguém viveria com US$ 2 por dia se tivesse que comprar sua comida, suas roupas, seus utensílios no supermercado ou shopping center.
    No período áureo de nossa colônia no Rio Grande do Sul, anos 30, o colono poderia não ter um tostão no bolso, mas sempre tinha mesa farta, vivia muito bem. Não obstante esta realidade, a política agrícola oficial tem sempre apoiado os grandes às custas dos camponeses. Centenas de milhares deles tiveram que desistir e partir para as cidades, frequentemente para as favelas, ou mais para o Norte, em direção à Floresta Amazônica.”
    (LUTZENBERGER, José A. O absurdo da agricultura.

    Estud. av.,  São Paulo ,  v. 15, n. 43, p. 61-74, dez.  2001. 
    Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 05  ago.  2015.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142001000300007.)
    A partir das considerações de José Lutzenberger é possível afirmar que:
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
    Os modelos de medidas e classificações (da governança da ONU e seus órgãos para o funcionamento da economia internacional) não têm condição de enquadrar realidades tão distintas quanto as existentes pelo mundo, fora do formato jurídico internacional.
    Respostas:
    a. 
    Corretab.
    c.
    d.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: de fato, a ONU não dá conta da imensa variedade de modos de produzir e viver espalhados pelo mundo. As demais negam o texto.

2 comentarios:

  1. Sim me ajudou muito obrigada agora eu tô tentando responder o questionário número dois

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  2. Nossa muito bom adorei preciso de mais pesquisa pode me ajudar que faço faculdade de sociologia estou no segundo ano e sempre tô dependendo de ajuda obrigada que Deus abençoe vocês excelente muito bom

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