jueves, 17 de agosto de 2017

Prática de Ensino: Reflexoes/Questionário Unidade I (2017/2)

  • Pergunta 1

    1 em 1 pontos
    Correta
    A Prática de Ensino: Trajetória da Práxis tem qual objetivo? 
    1. Criar uma relação próxima do aluno com a educação.
    2. Inserir o aluno no contexto de um ambiente escolar.
    3. Promover uma reflexão sobre a prática de ensino e o estágio curricular supervisionado.
    4.  Orientar a finalização do estágio.
    5. Enriquecer o estágio com a reflexão sobre a trajetória seguida no processo de sua realização. 
    Qual das alternativas está correta?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    IV e V.


    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: D
    Comentário: A Prática de Ensino: Trajetória da Práxis promove e orienta a finalização do seu estágio, enriquecendo-o com a reflexão sobre a trajetória seguida no processo de sua realização, a fim de ajudá-lo a terminar o estágio curricular supervisionado com qualidade e estímulo.

  • Pergunta 2

    1 em 1 pontos
    Correta
    A frase abaixo retrata qual das alternativas?

    “Não se resume em transferir conhecimento, mas cria possibilidades para sua própria produção ou construção, desenvolvendo em você a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade educacional, prioritariamente, para melhor compreendê-la e buscar sua transformação naquilo que for necessário.”
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Ensinar.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: C
    Comentário: Ensinar não se resume em transferir conhecimento, envolve criar possibilidades para sua produção e construção. Temos tentado atualizar e mudar a feição da prática de ensino em nossos cursos de licenciatura, conferindo às disciplinas uma conotação mais reflexiva e crítica, buscando encontrar caminhos que favoreçam o melhor desempenho dos alunos no enfrentamento dos desafios do ensino na educação básica, como o fracasso escolar que gera o desestímulo, compromete a ação docente e desarticula o processo educacional. De fato, as mudanças estão acontecendo em nossos cursos, não apenas por nossa vontade, mas por imposição da dinâmica social.
  • Pergunta 3

    1 em 1 pontos
    Correta
    A identidade docente é formada tanto na perspectiva individual como na dimensão coletiva, sendo constituída pela experiência pessoal e as vivências individuais. Essa construção de identidade docente se dá de três formas:

    1. Construção de teorias, confronto de teorias e práticas, construção do conjunto de disciplinas.
    2. Construção de teorias, construção do cotidiano docente, confronto de teorias e práticas.
    3. Construção de reflexões, confronto de teorias e práticas, confronto de teorias e práticas
    4. Construção de teorias, confronto de teorias e práticas, análise sistemática das práticas à luz das teorias.
    5. Construções de reflexões, confronto de reflexões e teorias, análise sistemáticas das teorias à luz das reflexões. 
    Qual das alternativas está correta?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    IV.


    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: D
    Comentário: A construção da identidade docente se dá, basicamente, de três formas: a) na construção das teorias; b) no confronto entre as teorias e as práticas; c) na análise sistemática das práticas à luz das teorias.

  • Pergunta 4

    1 em 1 pontos
    Correta
    A prática de ensino é o eixo que permeia todo o processo formativo, articulando sua formação específica com a pedagógica. Unindo a prática de ensino e o estágio curricular supervisionado, temos?

    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Formação específica e formação pedagógica, completando a formação do professor.


    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: C
    Comentário: A prática de ensino, em sentido amplo, é o eixo que permeia todo o processo formativo dos cursos de licenciatura. Juntamente com o estágio curricular supervisionado articula a formação específica com a formação pedagógica e completa a formação do professor profissional.

  • Pergunta 5

    1 em 1 pontos
    Correta
    Escolha a alternativa correta:

    “É um espaço de mediação reflexiva entre a universidade, a escola e a própria sociedade”
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Estágio
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: A
    Comentário: Tanto na universidade quanto na escola, o estagiário vai conviver com problemas e contradições que são agravados pelo fato dele (estagiário) não ter clareza das relações que se estabelecem entre as instituições e as pessoas que por elas transitam. Ocorre, em ambos os casos, que cada escola tem um jeito específico de conduzir o seu cotidiano e de se posicionar diante das questões e desafios que surgem. O estágio é, assim, um espaço de mediação reflexiva entre a universidade, a escola e a própria sociedade.
  • Pergunta 6

    1 em 1 pontos
    Correta
    O desemprego e a exclusão social podem ser ocasionados pela desigualdade na repartição dos benefícios que vieram com o progresso econômico, tecnológico e científico. Todas as classes econômicas são afetadas por desigualdade; muitos jovens e adultos, por conta da exclusão social, decidem partir para a violência como meio de conseguir aquilo que poderia conseguir com o trabalho: dinheiro.

    1. A educação é o principal meio de amenizar os problemas da globalização
    2. O professor deve impedir o êxodo escolar.
    3. O professor deve ajudar os alunos a encontrar, organizar e gerir o seu saber.
    4. Auxiliar os alunos a permanecerem globalizados por causa da evolução.
    5. Promover as divisões de classes econômicas de dentro das salas de aula.  
    Qual das alternativas abaixo contém afirmações incorretas?
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    V.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: E.
    Comentário: A educação surge como meio de amenizar os problemas e afastar os riscos das questões sociais provocadas pela globalização, e cabe ao professor o papel de ajudar seus alunos a encontrar, organizar e gerir o seu saber (DELORS, 2001 p. 145 apud LIMA, M.S.L., 2008, p. 197).

  • Pergunta 7

    1 em 1 pontos
    Correta
    O período do estágio não pode ser menosprezado em sua importância, pois pode tornar-se um exercício efetivo de participação e conquista sobre as aprendizagens profissionais que a escola pode proporcionar. Complete a frase abaixo levando em consideração a durabilidade do estágio curricular supervisionado:

    “O estágio, embora _________, pode caracterizar-se como momento fundamental de aprendizagem da prática educativa.”
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Transitório.

    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: B
    Comentário: As reflexões sobre o estágio levam-nos a perceber, inicialmente, a transitoriedade desta atividade. Seu caráter passageiro faz com que o momento do estágio seja sempre incompleto, mesmo porque ele não se conclui, no sentido de levar o estagiário a compreender seu futuro profissional, uma vez que é somente no efetivo exercício da docência que esta profissão é aprendida, mesmo assim, de maneira sempre renovada.
  • Pergunta 8

    1 em 1 pontos
    Correta
    Observe as afirmações abaixo: 
    1. O fato de o estágio ser obrigatório para o aluno, mas não haver uma correspondente obrigatoriedade da escola aceitá-lo.
    2. O fato das atividades serem, geralmente, concentradas no período letivo de um ou dois semestres, o que dificulta a visão do todo.
    3.  A distância entre o discurso em prol da significância do estágio e a prática pedagógica restritiva, que dificulta sua realização. 
    As afirmações acima são desafios que contradições que envolvem qual das alternativas abaixo?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Operacionalização do estágio

    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: C
    Comentário: Alguns desafios e contradições que envolvem a operacionalização do estágio na Universidade nem sempre são estudados e compreendidos, seja por formandos ou por formadores. Dentre eles surgem com destaque, por exemplo: a) o fato de o estágio ser obrigatório para o aluno, mas não haver uma correspondente obrigatoriedade da escola aceitá-lo; b) a distância entre o discurso em prol da significância do estágio e a prática pedagógica restritiva que dificulta sua realização; c) o fato das atividades serem, geralmente, concentradas no período letivo de um ou dois semestres, o que dificulta a visão do todo.
  • Pergunta 9

    1 em 1 pontos
    Correta
    Quanto aos objetivos da Prática de Ensino: Reflexões: 
    1. Orientar na elaboração dos produtos finais do estágio.           
    2. Apoiar o aluno na reflexão da futura atuação profissional.
    3. Auxiliar o aluno na criação e aplicação de projetos.
    4. Auxiliar nos procedimentos de entrega e validação dos produtos finais do estágio.
    5. Sintetizar o estágio.

    Analisando as afirmações anteriores, qual das alternativas tem uma afirmação incorreta?
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    V.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: E
    Comentário: a Prática de Ensino: Reflexão, ora em desenvolvimento, visa a orientá-lo na elaboração dos produtos finais do estágio (relatório de síntese do estágio, fichas, projetos e relatórios de aplicação dos projetos) e na elaboração dos procedimentos de entrega e validação dos mesmos, além de propor uma atividade de microensino que o ajudará a visualizar-se como professor, particularmente no aspecto da preparação e avaliação crítica de aula.
  • Pergunta 10

    1 em 1 pontos
    Correta
    Sobre o que se espera de um professor, observe as afirmações abaixo: 
    1. Facilitar a compreensão dos conteúdos.
    2. Auxiliar o aluno a desenvolver autodisciplina.
    3. Acreditar nas possibilidades do aluno.
    4. Despertar curiosidade do aluno.
    5. Ter humildade para perceber sua necessidade de crescimento pessoal e profissional. 
    Qual das alternativas abaixo tem, apenas, afirmações corretas?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Todas as afirmações estão corretas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: D
    Comentário: É esperado que o futuro professor possa viabilizar uma sistemática de trabalho que: propicie um bom relacionamento com os alunos, facilite a compreensão de conteúdos, desperte a curiosidade do aluno, tenha comprometimento social, assumindo sua responsabilidade na formação da cidadania do aluno; tenha entusiasmo no exercício da profissão, acredite nas possibilidades do aluno, tenha humildade para perceber sua necessidade de crescimento pessoal e profissional, promova o desenvolvimento de competências que favoreçam a autocrítica acerca da sua prática docente, conduza o aluno a fazer reflexões pessoais e profissionais, adote postura investigativa, na busca de novos caminhos e conhecimentos; auxilie o aluno a desenvolver autodisciplina. Trata-se do empenho em aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre a escola, não mais de forma descomprometida, mas com o olhar de professor; de perceber que quando as perguntas e dificuldades básicas começam a ser superadas, a carga horária prevista para o estágio chega ao fim, antes mesmo que encontremos todas as respostas às perguntas iniciais.
Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017 11h32min46s BRT

5 comentarios: