Pergunta 1
A Escola de Frankfurt sistematizou o que chamamos de cultura de massa. Para grande parte destes teóricos, havia uma clara intencionalidade em produzir esse tipo de cultua para a grande maioria da população. Assinale a baixo a alternativa que melhor explica esta intencionalidade:Resposta Selecionada: c.A cultura de massa objetiva a alienação da grande massa da população, levando a imobilização, a não reação à exploração capitalista.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: CPergunta 2
A discussão sobre cultura brasileira, tem sido um debate perseguido por intelectuais e antropólogos há mais de um século. Cultura popular e erudita aparecem como parte de um mesmo processo onde a cultura é entendida como expressão da vivência humana, do lugar ocupado dentro do modo de produção social. Neste sentido, a construção da ideia de cultura erudita possui qual origem?Resposta Selecionada: e.Ela nasce como manifestação da classe dominante, de uma elite econômica e política que tem acesso ao mundo das letras, das artes, dos livros.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: EPergunta 3
O mito da democracia racial é presente na sociedade brasileira já ha bastante tempo. A ideia propagada, e reforçada por Gilberto Freire, de que aqui há uma democracia das três raças originarias é divulgada por todo o mundo. Todavia, Darcy Ribeiro discorda desta visão, que para ele é simplista . Assinale abaixo a alternativa correta, segundo Ribeiro:Resposta Selecionada: d.O mito é uma forma sutil de esconder uma sociedade que ainda não se sabe hierarquizada e dividida entre múltiplas possibilidades de classificação, de negar a existência do racismo, como se a relação entre as três “raças” fossem harmônicas e democráticas.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: DPergunta 4
Os estudos de “Identidade” são importantes para a antropologia, sobretudo para se conhecer, de modo mais rigoroso, a cultura de um povo. Assinale abaixo a alternativa que melhor explica o significado dos estudos de identidadeI - A identidade é a expressão do superego, forjado na psicanálise.II - É o sentido de “si”, que é formado na interação entre o eu e a sociedade. A identidade é formada na interação com o “outro”. É justamente nas fronteiras que a identidade é construída.III - A identidade é a negação do registro funcional que nos identifica na sociedade civil onde vivemos e trabalhamos, e a reafirmação da cultura como única, imutável e inflexível.Resposta Selecionada: b.Apenas a II está correta.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: B
Sábado, 1 de Abril de 2017 15h50min47s BRT
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